Autazes Runners celebra um ano incentivando a prática da corrida e qualidade de vida
Por Bruce Andrade |
Foto: Autazes Runners/Divulgação |
Já diria o poeta: “a estrada vai além do que se vê”. Para Caio Cruz, mais do que um caminho que leva a variados destinos, a estrada do Rosarinho, em Autazes, serviu de inspiração para que ele seguisse um novo rumo na vida ao observar atletas se exercitando através de corridas diárias.
Com um par de tênis, uma roupa esporte e o desejo de seguir o mesmo estilo de vida, Caio começou a dar os primeiros passos para transformar de forma radical sua vida e a de outras pessoas.
O que poderia ser apenas um desejo passageiro, logo virou o projeto Autazes Runners. Um ano depois daqueles primeiros passos, cerca de 50 atletas, entre homens e mulheres com idades entre 13 e 67, correm ao lado de quem um dia sonhou em inspirar de forma genuína, que a população da terra do leite pudesse ter uma melhor qualidade de vida.
Da corrida entre amigos às competições
Sob o sol escaldante ou até mesmo debaixo de chuva, os integrantes do Autazes Runners começaram a se reunir quase que diariamente para ressignificar a estrada do Rosarinho e outros locais da cidade. Com o passar do tempo, a “profissionalização” do grupo foi se tornando inevitável.
A partir desses treinos, surgiu a necessidade de ter acompanhamento especializado para que fosse possível participar de competições de corridas locais e regionais. Com o auxílio de um educador físico, os corredores passaram a contar com orientações específicas, algo que foi fundamental na conquista de melhores desempenhos nas corridas.
E o primeiro teste, foi inesquecível. No dia 20 de dezembro de 2021, foi realizada a 1ª Corrida Autazes Runners de 5 Km. Um evento próprio que serviu como pontapé inicial para a participação do grupo em outras corridas, como a Amazonas Shopping Night Run, realizada em Manaus, em junho de 2022.
“Nesse curto período de existência do Autazes Runners, conquistamos alguns resultados expressivos. Já ficamos 1⁰ lugar por categoria de idade e sempre temos algum representante do grupo aparecendo entre os 20 classificados no geral”, ressalta Caio.
Fruto do projeto
Mais do que participar de maratonas, a busca por uma melhor qualidade de vida é um dos principais motivos para alguém se interessar em fazer parte do Autazes Runners. Com Edivane, não foi diferente.
Antes de fazer parte do grupo, ela costumava fazer caminhadas de cerca de 45 minutos para manter a forma física, aliada ao bem-estar. Porém, uma simples troca de horário acabou sendo o primeiro passo para uma mudança de rotina.
“Eu costumava caminhar pela manhã, porém, um dia mudei de horário e fui para a estrada do Rosarinho, onde encontrei com o Caio correndo. Ele me abordou e me fez o convite para fazer parte do Autazes Runners, que na época estava começando a reunir um grupo de corredores de rua amadores”, relembra.
Mesmo quando está impossibilitada de correr por conta de compromissos pessoais e profissionais, Edivane não deixa o ritmo cair e sempre que possível, marca presença na estrada do Rosarinho para manter a pegada de treinos de segunda a sábado.
“Meu objetivo é continuar aumentando a minha resistência, ou seja, ter fôlego para percorrer mais quilômetros e, quem sabe, participar de uma maratona”, comenta a atleta que está sempre acompanhado as maratonas de rua.
Futuro
Assim como o dar o primeiro passo é importante, continuar seguindo em frente é fundamental para se manter na longa estrada da vida saudável. É dessa forma que o idealizador do Projeto Autazes Runners projeta os passos do grupo pelos próximos anos.
“Num futuro próximo, eu pretendo montar uma equipe de atletismo que possa representar em alto nível o município de Autazes. Hoje já temos alguns nomes que estão se destacando em corridas de 5km, 10km e 21km. Estamos à procura de novos talentos e sei que Autazes tem muitos, mas vamos descobrindo ao longo do tempo”, destaca Caio.
Ainda de acordo com Caio, para participar do Projeto Autazes Runners, o(a) participante precisa ter apenas muita garra e disposição, além de querer obter uma melhor qualidade de vida.
E para acompanhar a rotina do grupo e saber mais informações, é só acessar o perfil @autazesrunners no Instagram.