Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Mistério: 46 pessoas são encontradas mortas dentro de caminhão nos EUA

Por Redação|
Foto: Jordan Vonderhaar/Getty Images|

Um caminhão abandonado perto da cidade de San Antonio, no Texas, nos Estados Unidos, na segunda-feira (27), foi encontrado com quarenta e seis pessoas mortas dentro dele. Além dos cadáveres, outras 16 pessoas foram levadas a hospitais da região, segundo o governo local. O Departamento de Segurança Interna dos EUA assumiu a investigação.

A hipótese inicial é que as vítimas sejam imigrantes, que entraram no país de forma ilegal. A tragédia levantou mais uma vez o debate sobre as políticas migratórias dos Estados Unidos. 

Como os corpos foram encontrados

O caminhão onde estavam as vítimas foi abandonado em uma estrada remota em San Antonio, Texas, pouco antes das 18h locais. Conforme o chefe da polícia local, William McManus, um funcionário da cidade ouviu um grito de socorro do caminhão e descobriu a situação. Um funcionário do Corpo de Bombeiros da cidade disse que encontrou “pilhas de corpos” e nenhum sinal de água no veículo.

— Os pacientes que vimos estavam quentes ao toque, estavam sofrendo de insolação, exaustão. Era um trator-reboque refrigerado, mas não havia unidade de ar condicionado visível naquela plataforma — disse o chefe dos bombeiros de San Antonio, Charles Hood, em entrevista coletiva.

Investigação

Um porta-voz do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (Ice) disse que sua divisão de Investigações de Segurança Interna assumiu o caso em coordenação com a polícia local. A ocorrência é descrita como “um suposto evento de tráfico humano”.

‘Ponto de desembarque’

A área era onde o caminhão foi encontrado é um local conhecido pelos moradores como um “ponto de desembarque” para imigrantes, disse ao New York Times Ruby Chavez, 53, uma dona de casa que mora a cerca de 1,6 km dali.

— Você pode dizer que eles acabaram de chegar aqui. Nós os vemos com mochilas ou pedindo comida ou dinheiro — disse Chavez. — É triste. E agora estou ouvindo que há crianças.

O sul do Texas tem registrado um grande número de travessia de imigrantes ilegais. Os grupos viajam em veículos através dos postos de controle até San Antonio, a cidade mais próxima, de onde se dispersam para outros locais nos EUA. Em 2017, dez imigrantes morreram depois de ficarem presos dentro de um caminhão estacionado em um supermercado em San Antonio.

Oferecimento:
Últimas notícias em Radar