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Empresa lança filtro para ajudar a diminuir número crescente de poluição por microplásticos

Por redação |
Foto: Divulgação |

A sustentabilidade empresarial é um diferencial que demonstra os valores de uma marca. São valores que demonstram preocupação com bem-estar socioambiental e ainda geram bons resultados econômicos. Se antes era uma realidade apenas de pequenas marcas, atualmente, no Brasil, as grandes marcas têm participado desta transição. Estas marcas estão investindo na economia sustentável, integrando responsabilidade ambiental e social.

Pensando nisso, a Electrolux lançou um novo Filtro de Microplástico para máquinas de lavar com o objetivo de ajudar a evitar que até dois sacos plásticos com fibras de microplástico sejam liberados da lavanderia por residência todos os anos. O novo filtro pode evitar que até 90% das fibras de microplástico, maiores que 45 mícrons, sejam liberadas das roupas sintéticas durante a lavagem.

A lavagem por si só faz com que cerca de meio milhão de toneladas de microfibras plásticas sejam lançadas no oceano todos os anos. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o tamanho do problema equivale a lançar três bilhões de camisas de poliéster no oceano todos os anos. 

De acordo com ‘The Truth About Laundry Microplastic Edition’, um novo relatório da Electrolux, 94% de todos os adultos não sabem quanto plástico existe nas roupas. Quando submetidos a um teste de fibra, 68% dos europeus não sabiam que o nylon é uma fibra plástica nem 62% sabiam que o poliéster, a fibra mais usada no mundo, é plástico.

Parte do problema, segundo com Sarah Schaefer, vice-presidente de sustentabilidade da Electrolux (Europa), é a falta de consciência do que significa ‘sintético’. “Estamos tão acostumados com a expressão ‘material sintético’ que a maioria de nós perdeu de vista o fato de que a maioria desses materiais sintéticos são, na verdade, plásticos”, disse Schaefer.

“Nossa pesquisa mostra que há uma necessidade urgente de ajudar as pessoas a entender mais sobre os materiais que estão comprando e a melhor forma de cuidar deles, além de incentivar o maior número possível de pessoas a adotar práticas de lavanderia mais ambientalmente positivas”, continuou Schaefer. “Ao tomar uma série de pequenos passos, incluindo a instalação de um filtro de microplástico, cada um de nós pode reduzir o impacto ambiental dos têxteis.”

Reconhecida líder em sustentabilidade na indústria de eletrodomésticos, a Electrolux ganhou muitos prêmios por seu compromisso e desempenho, incluindo uma prestigiosa pontuação “A” dupla para ação climática e hídrica pela CDP global sem fins lucrativos.

Sobre a pesquisa

Os resultados da pesquisa são baseados em dados quantitativos coletados de 15.000 adultos em quinze mercados europeus. OnePoll, uma empresa de pesquisa de mercado liderada por pesquisas – gerenciou a pesquisa em colaboração com a Electrolux e seus parceiros. A pesquisa foi realizada entre 15.10.2021 e 10.11.2021 com dados coletados da população geral nos seguintes países: Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia , Suíça e Reino Unido.

Os dados foram ponderados para cada país para garantir uma representação precisa por idade, estado civil, renda/classe social, etnia e região. Para uma estatística de 50%, a margem de erro para amostragem em uma amostra de 1.000 respondentes é de ±3,1%. Para estatísticas menores ou maiores, a margem de erro diminuirá e cairá para 1,9% para uma estatística de 10% ou 90%. Isso se baseia em todos os países com 1.000 respondentes por mercado. Essa margem de erro é pequena, tornando os dados altamente confiáveis.

 

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