
Estudantes do interior do Amazonas são destaque no 43º do JEA’s
Por Redação |
Foto: Eduardo Cavalcante/ Seduc |
Estudantes da Escola Estadual Maria Arruda, localizada no município de Urucurituba (distante 208 quilômetros de Manaus), conquistaram a classificação nas quartas de final da modalidade futsal, nesta segunda-feira (18/07). Após o hiato de dois anos imposto pela pandemia da Covid-19, os jogos acontecem até o domingo (24/07), com disputas dos campeões dos polos do interior, das escolas estaduais, municipais, federais e particulares.
Realizando o sonho de criança de representar o seu município nos 43º Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s), os estudantes da rede estadual venceram o time da EE Nossa Senhora do Carmo, do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por 2×0. O atleta Lorran Lamarão, capitão do time de futsal, comenta que a caminhada até às quadras foi difícil, mas que deseja ser campeão dos jogos.
“Chegar aqui é uma importância imensa para mim, porque eu sonho desde pequeno. E venho batalhando para chegar aqui no ginásio de Manaus e tentar fazer história com a minha equipe de Urucurituba. E não tem sido nada fácil chegar até aqui. Meu desejo é que a minha equipe, minha delegação, seja campeã. Com essa vitória vamos descansar, pensar no próximo jogo das quartas e buscar a vitória amanhã”, enfatiza o aluno.
O professor e comissionado técnico dos estudantes, Marcio Ramos, acredita que os jogos e a participação dos estudantes são a criação de uma história para seu município. “Nós estamos representando o Polo 4 e eu acredito que é uma história que estamos construindo, a questão dos Jogos Escolares é muito difícil, porque tem municípios bastante competitivos e eu só queria agradecer a toda a coordenação [pela oportunidade]”, frisa.
Com a vitória, os atletas se preparam para as quartas de final realizadas na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, zona centro-sul da capital. Ao todo, 40 times da categoria Juvenil Masculina já disputaram desde o início dos jogos. Os JEA’s acontecem desde o dia 14 até 24 de julho, em diversos polos esportivos da capital.
Vôlei de Praia
A Escola Estadual Professora Isabel Barroncas, localizada no município de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros da capital), é um dos destaques atuais nos jogos escolares. Com a classificação para as quartas de final na modalidade Vôlei de Praia na categoria Juvenil Feminino, nesta segunda-feira (18/07), a unidade também compete no Infantil Masculino em busca da medalha.
Representando Nova Olinda do Norte e participando dos Jogos Escolares pela primeira vez, os atletas Lucas Pinheiro e Álafy de Assis, comentam que estão animados com tudo e desejam conquistar a final. Lucas diz que a experiência é algo único para ele. “Eu acho que saímos bem, conseguimos a vitória e nos classificamos para a semifinal e assim a final amanhã”, frisa.
JEBs
Os vencedores dos JEA’s poderão competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A fase nacional está prevista para ser realizada de 1º a 18 de setembro, contando com a participação de estudantes e professores de todo o Brasil.
Oferecimento:

