Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Boca do Acre ganha Centro de Educação de Tempo Integral com capacidade para mil alunos

Por redação |
Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc |

A cidade de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) ganhou, ontem (28), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elias Mendes da Silva. A unidade é a 12ª a ser entregue na atual gestão, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e vai atender mil alunos do Ensino Médio na rede pública estadual.

O Ceti Elias Mendes da Silva conta com 21 salas de aula e uma sala de Recursos Especiais, equipada para atender alunos da Educação Especial, sala de dança, música, lutas, piscina, fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca e refeitório.

A inauguração contou com a presença da secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, de autoridades do município e de toda a comunidade escolar, que foi conhecer o espaço, cujas obras foram retomadas pelo Governo do Amazonas após mais de cinco anos paralisadas.

Kuka Chaves destacou que a educação na calha do rio Purus só tem a ganhar com a nova unidade de ensino. “Este é um Ceti que vai trazer oportunidade para que os jovens daqui possam aprender de forma integral, não só as matérias básicas, mas estarão recebendo também um prédio com toda a complementação esportiva: quadra de esporte, campo de futebol, piscina semiolímpica, nosso laboratório de informática, com mais de 45 computadores e nosso laboratório Maker. E através deste laboratório, vocês podem voar”, enfatizou a secretária.

Para a estudante Rayssa Almeida, o Espaço Maker chega para trazer várias possibilidades de ensino. “Sem dúvida, é uma das melhores sensações, pois não só eu como vários alunos da escola, teremos experiências novas”, finalizou.

Patrono

Elias Mendes da Silva foi servidor público e teve a carreira dedicada à agricultura de Boca do Acre. Especializou-se na área e seguiu atuando no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), até o fim da vida. O patrono também foi idealizador da Feira Agropecuária em Boca do Acre, foi professor e empresário do ramo comercial.

Em 9 de junho de 1995, Elias morreu, aos 45 anos, deixando a esposa Maria Socorro Almeida da Silva e os filhos Alessandra Késsia e Elias Júnior. Ele foi escolhido para nomear o Ceti devido aos serviços prestados para o crescimento da cidade.

CETIs inaugurados
2019
Ceti Professor Aristélio Sabino de Oliveira, em Benjamin Constant
Ceti Agostinho Ernesto de Almeida, em Lábrea
Ceti Professora Rosária Marinho Paes, em Nova Olinda do Norte

2020
Ceti Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo

2021
Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no Careiro Castanho
Ceti Professor Calixto Ribeiro, em São Paulo de Olivença
Ceti Hélio Bessa, em Tefé
Ceti Dariana Correa Lopes, em Manaus

2022
Ceti José Araújo Rodrigues, Codajás
Ceti José Carlos Pereira dos Santos, Tabatinga
Ceti Neuza Alves Barroso, Eirunepé
Ceti Elias Mendes da Silva, Boca do Acre

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação