Conheça a culinária de Autazes e os pratos típicos do município
Por Erick Menezes* |
Foto: Erick Menezes |
Situado à 111 Km de Manaus, Autazes é um dos principais municípios do Amazonas que se destaca por sua grande produtividade de laticínios derivados do leite como o queijo, o iogurte, entre outros. Atualmente vem chamando a atenção de turistas e viajantes de todos os lugares por suas festas culturais como a Festa do Leite, Feira Agropecuárias e os festejos dos padroeiros São Joaquim e Sant’Ana.
Em meio as festividades, a culinária autazense vem ganhando espaço e conquistando o paladar de várias pessoas com seus sabores e diversidade. Entre os pratos mais procurados e apreciados estão a Galinha Caipira, Pato no Tucupi, Carne na Chapa, Pirarucu de Casaca e o famoso Peixe Assado.
O Guisado de Galinha Caipira é um dos pratos mais procurados pelos visitantes, principalmente nos arraiais e festas populares. Por ser um prato saboroso e típico da região, ele acabou se tornando um dos mais queridinhos. O prato vem sempre acompanhado de arroz, farofa, macarrão, maionese, vatapá e a galinha caipira.
Peixe Assado é sem dúvida um dos pratos mais apreciados pelos amazonenses e por seus turistas. Com uma diversidade de espécies e temperos, o peixe assado agrada pelo paladar e pelo preparo fácil e rápido. Em Autazes a receita vem acompanhado de um baião de dois, vinagrete e farinha d’água. Estão entre os preferidos o Tambaqui, o Pacu e a Curimatá.
Já a Carne na Chapa é o mais popular dentre os citados anteriormente, estando presente em todas as festividades do município. Trata-se de pequenos pedaços de carne de sol preparados sobre uma chapa quente e possuindo diversos temperos e modos de preparo diferentes, com muitos acrescentando queijo e molhos.
Apesar de ser um município muito jovem, com apenas 62 anos de idade, Autazes vem evoluindo e aos poucos sua cultura vem sendo preenchida por costumes e tradições únicas e diversas. Sua culinária vem ganhando notoriedade e também ganhando novos admiradores.
*Do projeto Jovens Comunicadores*