Trabalho de mototáxi é sinônimo de fonte de renda e liberdade em Autazes
Por: Sara Souza/Equipe No Ar
Foto: Sara Souza/Equipe No Ar
A cidade de Autazes, além de ser a ‘terra do leite’ também é um lugar conhecido pelo seu principal meio de transporte: motos. Em cada canto da cidade, principalmente na área central, podemos observar vários pontos de mototáxis e pedestres se locomovendo à feiras, lojas, igrejas entre outros locais.
É desta forma que muitos moradores da cidade ganham seu sustento e exercem uma profissão de forma digna através do serviço de mototáxi tanto para as pessoas locais, quanto para as quem vem a passeio.
Para o mototaxista Gleicione Souza, 26, natural de Autazes, a profissão tem sido a principal renda familiar, durante a pandemia e neste período de ‘pós-pandemia’. “Aqui em Autazes, as motos são o principal meio de transporte, e além de usar como sustento, também me identifico com a profissão pela liberdade que se tem de fazer o próprio horário” , disse o profissional que atua na área há 6 meses.
E quem acha que é somente os autazenses que dominam sobre as duas rodas, está muito enganado, a profissão abriu oportunidades também para quem vem de outros locais e precisa de um trabalho para se estabilizar e contribuir em casa, como é o caso do mototaxista Wendel Souza, 35, que nasceu em Manaus, e mora aqui em Autazes há 5 anos. “Tem dias que são melhores que outros, nem sempre é bom, mas ajuda a gente ter a nossa alimentação diária” contou Wendel que exerce o ofício há 4 anos.
Existem cerca de 6 equipes de mototaxistas na cidade, cada equipe faz parte de uma associação, o que colabora para uma melhor organização destes profissionais, pois em cada dia, 3 equipes estão disponíveis para realizar as viagens dos passageiros. É desta forma que se movimenta a cidade, sobre suas rodas e com muita gana e força de vontade desses profissionais em fazerem sempre o melhor serviço.