Alunos da rede estadual aprendem sobre ciência com uso de plantas medicinais
Por Redação |
Foto: Euzivaldo Queiroz |
Alunos da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Francisca Botinelly, na zona centro-oeste de Manaus, aprendem na prática os benefícios das plantas de uso medicinal. Além de serem responsáveis pelo cultivo e cuidado das plantas, os “Cientistas Júnior”, como é denominado o projeto, também planejam construir uma horta suspensa dentro da escola, ampliando o projeto.
As plantas utilizadas no estudo são popularmente conhecidas e utilizadas em remédios caseiros, como o boldo. Mas é preciso ter cuidado, como explica a jovem cientista e membro do projeto Ana Graziela Marques, de 14 anos.
“Eu estou muito feliz em participar do projeto, porque tenho aprendido coisas de que não fazia ideia sobre essas plantas, com o boldo, que não pode ser ingerido por mulheres gestantes”. A planta mencionada por Graziela pode ocasionar má formação do feto. “São plantas que a gente usa no dia a dia, e é importante manter os amigos e a família informados”, diz a estudante.
O projeto “Cientistas Júnior” foi idealizado pela professora de Ciências, Lucimara Debrino, que viu nas plantas medicinais um meio de ensinar sobre a ciência e os conhecimentos tradicionais. As atividades começaram a ser desenvolvidas em agosto deste ano, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Atualmente o projeto conta com a participação de três alunos bolsistas, que disseminam o conhecimento científico adquirido aos demais estudantes, fazendo cartazes e apresentações em sala de aula.
“Os alunos têm essa vivência na prática, é um projeto que só vem a somar e contribuir para o ensino aprendizagem de ciências na nossa escola”, comenta Lucimara Aparecida Debrino.