Estudantes da rede estadual recebem aula inaugural do projeto Gol do Brasil, na zona norte
Por Redação |
Foto: Divulgação |
Pelo menos 37 alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, na zona norte de Manaus, participaram nesta semana da “Aula Inaugural” do projeto Gol do Brasil, iniciativa que busca despertar o sonho de crianças e adolescentes de se tornarem atletas formados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na prática, a iniciativa tem o foco em treinamentos de futebol de campo, salão, praia ou society. Além da preparação esportiva, os estudantes contam ainda com acompanhamento psicológico e assistência social para auxiliar no ensino das habilidades de vida.
O coordenador de Educação Física da pasta, professor Joníferson Vieira da Silva, esteve presente conversando com os alunos.
“Nesta aula inaugural, estive enfatizando a relação dos alunos com a escola e o sentimento de pertencimento e de preservação. Dialogamos ainda sobre a valorização do patrimônio público e o que a escola representa para geração atual e para as gerações futuras da comunidade na qual está inserida”, explicou Joníferson.
De acordo com o professor de educação física da escola, Hélio Dionízio, o projeto tem uma metodologia bem diferente, pois utiliza o futebol para desenvolver as dez habilidades de vida do Programa de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Isso já causou um impacto positivo nos alunos(as), pois aparentemente tinham a visão de um projeto a que iam somente para jogar futebol, porém inicialmente foi bem aceito por todos, tanto pelos alunos que já praticam futebol quanto pelos que não praticam”, disse o docente.
O professor afirma ainda que o projeto tem como princípio a coletividade, o respeito mútuo e a empatia. “Passamos a segurança de que a atividade irá atender todos, de maneira inclusiva e sem deixar de lado a prática esportiva e a saúde mental, através das habilidades de vida”, finalizou Hélio.
Iniciativa
O projeto Gol do Brasil é uma ação social da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade, implementado há pouco mais de um ano. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil reforça a ação desse projeto por meio de um acordo de cooperação internacional.
Em Manaus, o projeto atende os alunos do Ceti Dariana Correa Lopes e da Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga.