Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

A era dos bancos digitais

Por: Louise Silva/Equipe No Ar|
Foto: Divulgação|

Em 2016 após a regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN) há 5 anos, surgiram os bancos digitais, trazendo inovação tecnológica ao sistema financeiro dos brasileiros. E com o surgimento deles, também surgiram diversas perguntas.

O que é um banco digital? E qual a diferença dos bancos tradicionais? 

Os bancos digitais são caracterizados por serem 100% online, o que permite ao cliente resolver todos os seus assuntos de forma online, seja pelo site ou na palma da mão, pelo aplicativo de celular. O atendimento acontece por meio de telefone, e-mail ou via chat de forma personalizada sem a necessidade de se deslocar até a agência, com isso, a necessidade de abertura e de manutenção diminui, reduzindo assim, as tarifas cobradas para os serviços digitais.

As contas digitais são abertas de forma gratuita, com produtos vinculados a elas, sem que haja tarifas, sendo realizadas apenas quando passarem de um número específico de utilização de serviços da conta, como: saques no caixa eletrônico e transferências.

Gerenciar o dinheiro de forma digital com maior liberdade e possibilitando as atividades de forma remota, o que diminui o tempo necessário  que seria utilizado com essas questões e, assim, consequentemente garantindo melhor qualidade de vida. 

Apesar de ter essas diferenças do banco tradicional, os digitais oferecem os mesmos serviços essenciais, como receber pagamentos, realizar transferências, compensar cheques, pagar contas e usar o cartão de crédito. 

Com essas facilidades, Claudevan Liberato, 41, comerciante da feira do produtor, decidiu fazer a troca de uma conta tradicional para uma conta digital. ”Escolhi a conta do MercadoPago porque me dá mais praticidade, por ela eu pago e recebo tudo isso pelo aplicativo, sem a necessidade de ficar horas na fila do banco.“, disse.

A conta digital é segura?

Os bancos digitais utilizam a mesma tecnologia dos aplicativos de bancos convencionais, então são tão seguros quanto. Para utilizar de forma segura é recomendável certos cuidados como: não utilizar redes de wi-fi públicas, fazer a utilização de antivírus, manter o sistema operacional de dados atualizado. 

Como ficaram os bancos tradicionais nessa transição?

No Brasil, as primeiras contas digitais foram dos bancos Original, Neon e Inter. algumas bancos tradicionais optaram por esses serviços digitais por um preço menor, como o Banco do Brasil, porém, outros bancos tradicionais preferiram lançar novas marcas, como o Banco Bradesco, que em 2017, lançou o banco Next. 

Oferecimento:
Últimas notícias em Economia