Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

A história de Ellen Marques na dedicação à educação em Itacoatiara

Por Jasmin Viana*|
Fotos: Arquivo Pessoal|

Ellen Silva de Oliveira Marques de 45 anos, natural do município de Itacoatiara, é uma mulher bem-sucedida que, desde jovem, moldou sua carreira na área da educação e administração. Nascida em uma família humilde, Ellen conta que sempre buscou focar nos estudos e sua mãe, dona Sebastiana, foi uma grande inspiração na sua vida.

Ellen Marques conduziu seus estudos em Itacoatiara, cursando o ensino fundamental na escola Professora Luiza de Vasconcellos Dias e o ensino médio na escola Deputado Vital de Mendonça. Além disso, Ellen também fez cursos voltados à área de informática e, ao finalizar o ensino médio, iniciou uma a vida profissional como professora de mecanografia e processamento de dados, aos 18 anos.

Em 1998, Ellen passou no concurso público do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), desempenhando o papel de assistente administrativo durante 12 anos. Paralelamente, ela obteve aprovação no vestibular da Universidade Federal do Amazonas para cursar administração.

Durante o período em que estava na faculdade, Ellen já demonstrava seu profissionalismo como administradora, ministrando palestras e cursos por meio da Empresa Júnior, uma empresa criada pelos estudantes com a ajuda de Moisés de Israel, um empresário e incentivador da educação no município. A Empresa Júnior tinha como objetivo promover a prática dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas no mundo real dos negócios.

Também participou de uma seletiva do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para ser professora, onde ministrou cursos na área de gestão e aulas In Company nas empresas de Itacoatiara como a Mil Madeireira e também deu aulas no IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

Em 2010, solicitou exoneração do SAAE, pois passou no concurso público do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) para atuar como professora de administração, alcançando a 2ª colocação para atuar no Campus Maués, onde permaneceu por dois anos, durante esse tempo fez uma especialização em educação profissional para se qualificar e compreender melhor sua área de atuação. Em 2012, retornou para Itacoatiara, onde ficou cedida para a UFAM, pois o IFAM Campus Itacoatiara estava em processo de implantação no município.

Em 2014, com a inauguração do Instituto Federal do Amazonas em Itacoatiara, Ellen Marques assumiu a Coordenação do Eixo de Gestão e Negócios a convite do Diretor Allen Bitencourt. Em 2017 passou na seleção do Mestrado em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o qual concluiu em 2019.

Ellen, que tem três irmãs, destaca sua mãe como uma fonte significativa de inspiração na área da educação. Naquela época, sua mãe atuava como professora, influenciando Ellen e suas irmãs a decidirem seguir o exemplo da dedicada educadora exercendo a profissão docente.

Atualmente, Ellen é casada e mãe de dois filhos: uma jovem de 24 anos, Advogada, e um rapaz de 15 anos, iniciando o ensino médio. Movida pela incessante busca por conhecimento, ela optou por continuar sua formação, e agora em 2024 vai usufruir de sua licença de capacitação do IFAM para cursar o doutorado, e em janeiro já embarca para o Rio Grande do Sul, na cidade de Lajeado e na busca de realizar mais um sonho.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara

#educação #biografia #docencia #melhoriacontinua #Itacoatiara #Amazonas #NoArPortal

Oferecimento:
Últimas notícias em Educação