Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

A Voz do Vale do Uatumã: informação e entretenimento na Vila de Balbina

Por Fernando Acioli|
Foto: Acervo Pessoal de Paulo Pio |

Existe algo extraordinário no rádio, algo mágico, que persiste ao tempo, no passado ele sobreviveu à criação da televisão e hoje ele se adapta aos meios digitais. A rádio Comunitária Vale do Uatumã passou por muitas transformações ao longo das duas últimas décadas. Paulo Pio é locutor na Vale do Uatumã há mais de 20 anos.

Fundada em 1998, a rádio é uma das cerca de 10 a 12 mil rádios comunitárias em funcionamento no Brasil, segundo dados da Associação Mundial de Rádio Comunitárias.

“Tudo começou nas andanças pelo Ramal da Morena, no final dos anos 90, ao perceber a completa escassez de informação e entretenimento através de um meio de comunicação coletiva.” Paulo relembra.

A história das rádios comunitárias no Brasil começa em 1987, logo no início das discursões constituintes. Naquela época já se entendia que era importante democratizar os meios de comunicação por meio da radiodifusão comunitária.

“As rádios comunitárias são veículos de comunicação com alcance reduzido, e com finalidade defina por lei, atender as demandas da comunidade. Em que estão instaladas, possuindo assim uma função social.” explica o radialista.

A Rádio Comunitária Vale do Uatumã FM, está localizada na Vila de Balbina e pode ser ouvida na vila, ao longo do Ramal da Morena, as margens do rio Uatumã e em muitas comunidades da AM-240 exercendo grande influência, no dia a dia da população. Em alguns casos é o único meio de comunicação que relata os fatos e acontecimentos do dia.

“Montamos a Associação Comunitária Vale do Uatumã, em 1998, entramos com o pedido de outorga junto ao Ministério das Comunicações e a primeira portaria saiu em 2002, com a rádio em pleno funcionamento iniciei uma jornada de aprendizado na radiodifusão e não parei até hoje.” Diz Paulo.

Desde os primórdios a Vale do Uatumã incentiva a promoção de pequenas empresas e trabalhadores locais. Também sempre atuou como um canal para artistas locais mostrarem seu trabalho estimulando a economia e a cultura local. Paulo conta, que nas manhãs de sábados a radio tem seu maior pico de audiência quando ele apresenta o programa de entrevistas Figueiredo em Pauta.

“O programa é conduzido em um estúdio modesto, onde a gente abre espaço para entrevistas e apresentações ao vivo”, ressalta

Antes de fixar residência na Vila de Balbina e dar voz a rádio comunitária, o jovem estudante de Administração da antiga Universidade do Amazonas, viajou para os Estados Unidos para seguir com os estudos, morou lá por três anos. No seu retorno ao Brasil, conciliou o trabalho com a carreira esportiva na Natação, praticando no Rio Negro Clube, depois pelo Olímpico Clube e também pela Universidade do Amazonas. Embora tivesse grandes perspectivas na natação, Paulo conta que aceitou o desafio de ingressar como trade de mercado. “Em seguida trabalhei como gerente do Citibank em Manaus.” diz ele.

Em Presidente Figueiredo, Paulo está a frente da única rádio comunitária do Município, a Vale do Uatumã, e seguindo as tendências, Paulo é destaque na Rádio Web da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo todas as quartas-feiras com seu programa de bate papos e entrevistas. Transmitido simultaneamente pelo YouTube e redes sociais, o programa angaria fãs, para além da Vila de Balbina.

A rádio gera uma sensação de familiaridade e proximidade, que talvez nenhuma outra mídia consiga equiparar. Mesmo com recursos limitados Paulo sempre se adaptou as situações, exercendo um papel utilitário importantíssimo na difusão de informação e entretenimento para os moradores da Vila de Balbina e adjacências. Ele conta que tem muitos planos para o futuro e todos incluem a Vila de Balbina.

“Quero fazer um curso de jornalismo e gastronomia. Abrir um restaurante regional e uma pousada na Vila de Balbina”, conclui.

Agradecemos o carinho com nossa reportagem e desejamos sucesso em sua jornada. Que a voz do querido Paulo Pio continue ressoando o grito coletivo da população de Balbina.

#radiocomunitaria #valedouatuma #presidentefigeureido #balbina #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Entretenimento