Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Agricultores de Coari serão beneficiados com a distribuição de sementes de Cacau para elevar a produção da fruta

Por Redação* |
Fotos:Divulgação IDAM |

Entre o final de maio e início de junho deste ano, 400 mil sementes de cacau devem ser distribuídas entre 900 agricultores familiares de 41 municípios amazonenses pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Resultado de parceria entre o órgão e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura de Cacau (Ceplac), que é ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a iniciativa visa o fomento da cultura da fruta no estado.

A distribuição prevista para este ano é 6,3% superior a registrada em 2023, quando 376 mil sementes foram entregues a 800 agricultores locais. Entre os municípios beneficiados pela iniciativa está Coari, que integra o Projeto Prioritário (PP) do Cacau do Idam.

Oportunidade

O cacau é uma commodity, cujo preço da tonelada gira, atualmente, em torno de US$ 11 mil, uma vez que os principais produtores da fruta enfrentam problemas para atender a demanda do mercado.

A distribuição das sementes foca na conservação florestal, pois podem ser cultivadas em áreas degradadas, com o uso de tecnologias ensinadas pelos técnicos do Idam aos agricultores familiares.

Com as sementes em mãos, os agricultores irão cultivar mudas para serem plantadas no início do próximo inverno amazônico, entre os meses de dezembro e janeiro, segundo o Idam.

 

*Com informações da Assessoria do IDAM

#distribuicao #sementes #cacau #agricultura #coari #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Agricultura