Aldeia Iterap 1, da etnia Arara recebe ação de Cidadania em Ji-Paraná
Por Redação |
Fotos: Acervo CCS |
É nesta sexta-feira (5), a ação volante por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), com atendimento na Aldeia Iterap 1, da etnia Arara. A iniciativa acontece das 8h às 16h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Iterap Yamoratxi, com a atualização e inclusão de dados do Cadastro Único (CadÚnico), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e demais ofertas de programas sociais.
A ação é coordenada pela equipe do CadÚnico, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Roda Moinho, que irá atender aproximadamente 300 pessoas no local. O Cras itinerante é uma continuação das políticas públicas voltadas à inclusão dos povos indígenas. A primeira ação ocorreu em novembro de 2022, com 300 integrantes da Comunidade Ikolen Gavião, para evitar o deslocamento dessa população até a cidade.
Para a secretária da Semasf, Mirian Madalon, o objetivo é levar um atendimento de qualidade a este público, garantindo o acesso aos direitos, por meio dos serviços, programas e projetos. Ela ainda informou que as ações itinerantes buscam atender um maior número de pessoas, que às vezes, por dificuldade de locomoção, deixam de atualizar os dados e acabam perdendo os benefícios concedidos.
Em Ji-Paraná, são mais de 21 mil famílias registradas no CadÚnico, e, desses, 5.000 são registros referenciados aos bairros atendidos pelo Cras Roda Moinho. Os atendimentos também serão ofertados para a primeira infância, oficina de artesanatos para as mulheres, atendimento psicossocial, escuta qualificada com equipe técnica, muitas brincadeiras para crianças, além de pipoca, picolé e guloseimas.