Allan dos Santos e Rafael Alexander: os jovens talentos de Presidente Figueiredo que sonham com o pódio nos Jogos Escolares da Juventude
Texto: Fernando Acioli|
Fotos: Divulgação SEMJEL|
Dois jovens atletas de Presidente Figueiredo, estão prestes a embarcar para uma grande aventura esportiva: os Jogos Escolares da Juventude 2023, que acontecem em Ribeirão Preto, São Paulo, entre 1º e 16 de setembro. Allan dos Santos, do wrestling, e Rafael Alexander, do arremesso de peso, vão representar o município na maior competição estudantil, um evento que irá reunir os melhores atletas de até 17 anos de idade, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país, na disputa de 16 modalidades esportivas. Serão mais de 4.000 competidores.
Allan dos Santos, de 16 anos, pratica wrestling há três anos na academia Astra Fight, sob o comando do professor Hélio Júnior. Ele conta que se preparou muito para os Jogos Escolares da Juventude e que espera trazer uma medalha para Presidente Figueiredo. “Vou representar meu município nos Jogos Escolares da Juventude, o caminho até aqui foi traçado com muito esforço e com o apoio da minha academia, meus amigos da luta livre, também recebi total apoio da secretaria de esporte, juventude e lazer e também da prefeitura. Agradeço a todo mundo que contribuiu com esse projeto e espero voltar com uma medalha para nossa cidade”, afirma Allan.
Rafael Alexander, de 17 anos, é aluno de escola pública e prática arremesso de peso há dois anos no projeto social Atletismo na Escola, coordenado pelo professor José Carlos. Ele revela que começou no esporte por acaso, quando foi convidado pelo professor a participar de uma competição escolar. Desde então, ele se dedicou ao treinamento e se destacou nas etapas estaduais dos Jogos Escolares da Juventude.
Os dois atletas viajaram nesta quarta-feira (30) para Ribeirão Preto, onde vão se juntar aos demais representantes do Amazonas nas modalidades coletivas e individuais. Eles esperam aproveitar a experiência dos Jogos Escolares da Juventude para aprender mais sobre o esporte, fazer novas amizades e realizar seus sonhos.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005 e têm como objetivo promover o intercâmbio entre estudantes-atletas de diferentes estados e regiões do país, além de revelar novos talentos para o esporte nacional. Para saber mais sobre o evento, acesse o site oficial.