Aluna surda da Ufam em Coari cria sinais inéditos em Libras para a área da Física
Da Redação* |
Fotos: Divulgação/ UFAM |
A aluna Cindy Claudia Pereira da Silva, do curso de Ciências: Matemática e Física do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Ufam (ISB/Coari), defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo geral produzir material didático com a tradução e criação de sinais das unidades das grandezas fundamentais da Física para Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Alguns desses sinais, que ainda não existem na literatura, foram criados, apresentados e aprovados pela comunidade surda da Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril – GM3, em Coari. Cindy é a primeira aluna surda a concluir curso superior na instituição.
Cindy ingressou no ISB/Ufam no segundo semestre de 2015 e a cerimônia de outorga de grau está prevista para 19 de setembro de 2024. Em seus agradecimentos, a aluna relembrou a trajetória desafiadora e agradeceu aos intérpretes que a auxiliaram durante o percurso. Emocionada, também agradeceu seu pai, marido e filhos pelo apoio incessante. O TCC da aluna foi apresentado no dia 9 de agosto.
A aceitação da comunidade estudantil da escola permitiu a produção de cartilha que deve contribuir para o ensino da física para o aluno com surdez. A motivação para o estudo surgiu das dificuldades enfrentadas pela estudante ao longo do curso, especialmente pela falta de sinais específicos em Libras para representar termos técnicos das áreas de matemática e física.
A banca avaliadora foi composta pelos professores Vanuza Bezerra Pachêco (orientadora), Tânia Valéria de Oliveira Custódio e Davi Cipriano de Queiroz. A defesa da acadêmica foi realizada em Libras, com interpretação para o português, garantindo que a banca e os demais presentes pudessem acompanhar a apresentação.
A presidente da banca e orientadora, Professora Vanusa Pachêco, afirmou que o trabalho teve início no subprojeto multidisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em 2018, na qual a acadêmica trabalhou com os sinais tanto em matemática, quanto em física, mas que aprofundou o tema em física para o trabalho final.
Afirmou ainda que a aluna teve êxito na proposta, o que refletiu em sua nota final. De acordo com a professora Tânia Valéria o trabalho da Cindy é um trabalho único no estado e talvez na região. Ela é uma aluna surda muda, em um curso regular, uma licenciatura dupla, Matemática e Física, e ela conseguiu fazer junto com a sua orientadora e seu coorientador, um trabalho primoroso que está levando a acessibilidade e inclusão dos estudantes surdos e mudos, ou surdos mudos, para o conhecimento específico da área.
“Até então, usavam-se arranjos para designar dimensões, medidas e outros. E agora, a partir do trabalho iniciado por eles, alunos da educação básica terão sinais específicos. Um trabalho que deve ser levado ao conhecimento do Brasil todo, porque ele é um marco no ensino, na licenciatura e também na língua brasileira de sinais”, disse.
*Com informações da assessoria