Aos 55 anos, ciclista prova que nunca é tarde para começar algo novo
Por Fernando Acioli |
Fotos: Hélio Jr. |
Nonato Silva, conta que começou a pedalar há pouco mais de um ano, provando que nunca é tarde para começar a praticar uma atividade física. Hoje ele pedala de três a quatro vezes por semana, participa de competições e expedições com o grupo de ciclistas de Presidente Figueiredo.
“Mais ou menos um ano e pouco atrás eu era um cara muito ansioso, já num estado depressivo e foi aí que eu decidi comprar minha bike e pegar a estrada”, revela Nonato.
A bicicleta oferece benefícios ao corpo e à mente. Pedalar aumenta os níveis de endorfina e serotonina, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Também auxilia no fortalecimento do corpo, trazendo mais disposição e ânimo. É o caso de Nonato Silva.
“Quando se trata de andar bike eu me sinto um garoto de 18 anos, a sensação de você tá em cima de uma bike, na estrada, não tem preço. Ali some tudo, os problemas, a ansiedade, a depressão, some tudo”, ressalta o ciclista.
É comum que as pessoas comecem a pedalar sozinho e em pouco tempo encontrem um grupo de ciclistas. Pedalar é uma atividade que proporciona socialização. Nonato pedala em dois grupos: o MaruBikes de ciclistas da Comunidade Maruaga, e o Figueiredo MTB Team de atletas figueiredenses.
“Já participei de algumas competições junto com o grupo de colegas ciclistas que faço parte, já fui em Balbina algumas vezes, fui e voltei pedalando, isso é muito legal. A última vez que a gente participou de uma expedição que um colega organizou foi sensacional”, conta Nonato.
Para ele, a bike é lazer, esporte e diversão numa atividade só. Nonato conta que se sente “um garoto em cima da bicicleta, enfrentando a natureza e descobrindo lugares que ele não conhecia”.
A bike proporciona muitos benefícios à saúde, quando você pedala, seu corpo se move em movimentos suaves que não colocam nenhum estresse indevido em seu corpo. Por se tratar de um exercício de baixo impacto e baixo estresse. Andar de bicicleta é uma boa maneira de se manter ativo, de perder peso e prevenir doenças.
“É uma sensação inexplicável pegar a estrada, sentir o vento no rosto. Olhar para uma ladeira, pensar daqui a pouco eu tô lá em cima, melhor ainda é descer essa ladeira gritando em alta velocidade”, afirma Nonato.
Presidente Figueiredo possui uma particularidade única para os amantes do ciclismo. O município possui inúmeras cachoeiras, localizadas ao longo da BR-174, da AM-240 e em muitas vicinais. Os atletas têm a possibilidade de traçar seus percursos de treinos, tendo essas maravilhas naturais como objetivo.
“Hoje eu considero a AM-240 como um dos lugares mais propícios para pedalar, principalmente quando se pedala em grupo”, explica.
Se essa história te inspirou a andar de bike, antes de encarar a AM-240, veja essas dicas importantes:
- A primeira das dicas de bike para iniciantes é escolher a bicicleta adequada
- Use capacete e outros equipamentos de segurança, além de roupas adequadas.
- Dê atenção à alimentação e hidratação.
- Faça alongamentos antes e depois do treino.
- No início, pedale por locais conhecidos.
- Entre em um grupo de passeio.
- Busque informação e acompanhamento médico.
- Respeite seus limites. Vá se descobrindo aos poucos.