Arte, escrita, cultura e muito mais com o Artista Plástico Otoni Mesquita
Por: Sara Souza
Foto: Divulgação
Otoni Mesquita, de 68 anos, nascido em Autazes, possui um talento nato quando se trata de mostrar e cultivar nas pessoas o sentimento de amor pela arte e a cultura através de suas criações. Com uma vida composta de atividades como professor, escritor, jornalista, historiador e artista plástico desde 1975, Otoni possui várias vertentes que se concretizam em suas obras e atraem olhares pela entrega autêntica em cada uma delas.
Mesquita descobriu seu talento e paixão por artes plásticas desde muito cedo, ainda na infância, mas nem sempre a trajetória foi fácil, na adolescência chegou a sofrer bullying por isso “Foi uma época difícil, comecei a sofrer perseguição por não ser um adolescente como os outros, que ficavam brincando, correndo, eu gostava de ficar desenhando”, comentou o artista.
O artista sempre foi muito virado, trabalhou como officeboy entre outras profissões até iniciar e concluir a faculdade de Jornalismo, pois até então, aqui em Manaus, onde ele reside até os dias de hoje, não tinha um curso voltado a Artes Plásticas ainda.
Após cursar Jornalismo, aos 23 anos, Mesquita conseguiu ingressar no Curso de Bellas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde viveu uma época muito boa e feliz. ” Entre 1980 e 1983 eu vivi a fase mais interessante da minha vida, pois me dediquei exclusivamente àquilo que amo, artes, pinturas etc”, disse Otoni.
E desde esta época até os dias de hoje, Otoni Mesquita não parou de fazer o que ama, que é se dedicar integralmente a tudo que faz, mesmo já estando aposentado como professor universitário, Otoni se dedica a campos de pesquisas e diz que a educação é a principal base para o crescimento pessoal e profissional. “A educação para mim é fundamental, tive essa percepção desde os 14 anos, quando tive consciência de que eu realmente tinha que estudar e me dedicar nisto a ferro e fogo e fazer tudo sempre da melhor forma possível”, comentou o professor.
O artista multifacetado já publicou dois livros resultantes do trabalho de mestrado e de doutorado: Manaus: história e arquitetura – 1850/1915 e Manaus: uma cidade entre dois tempos- 1890/1910. Além da sua obra escrita mais conhecida “La Belle Vitrine: Manaus entre dois tempos 1890 – 1900” que contempla com riquezas de detalhes a maneira que a capital amazonense transformou-se uma cópia de modelos de cidades europeias devido ao mercado capitalista e a construção de espaços de consumo.
Além da publicação de livros, Otoni Mesquita fez centenas de exposições coletivas e mais de 30 exposições individuais, o que fez seu nome ganhar notoriedade entre aqueles que são ligados diretamente a este mundo de arte e cultura.
E para as pessoas que estão iniciando nas artes plásticas, escrita, e em todas as áreas de algo que realmente ama. Otoni Mesquita deixa um conselho:
“Ter sucesso não é um foco, é um processo .Abrace aquilo que você quer fazer, seja arte, arquitetura, medicina, não importa, lute pela sua escolha. É tudo um aprendizado contínuo, e por mais que às vezes seja um processo lento chegar onde deseja, o compromisso com o que se ama é essencial. O foco e o compromisso” concluiu o artista.