Arte no fim do túnel: Conheça o Centro Cultural Zé Amador em Presidente Figueiredo
Por Josiel Gomes*|
Foto: Josiel Gomes |
Presidente Figueiredo, local conhecido pelo turismo, guarda grandes movimentos culturais como, por exemplo, o Centro Cultural Zé Amador, que oferece a crianças e jovens oportunidades de aprendizado e lazer através da leitura e escrita.
Quem chega no local, se depara com um viaduto. Isso mesmo! um viaduto, mas ao se aproximar é possível se deparar com cores, luzes e muitos, muitos livros! São centenas de obras expostas no espaço que antes era conhecido pelo abandono e uso inadequado.
Os idealizadores do projeto, Sr. Antônio Amador e sua esposa, Edileuza Lima, viram naquele espaço uma oportunidade de transformar a vida de muitas pessoas através da arte e cultura. Foi em 2014 que a ideia saiu do papel e transformou uma passagem subterrânea de pedestres, em um local que respira transformação social.
O ‘’elefante branco’’, assim chamado pelo Amador, virou uma biblioteca popular, considerada uma das maiores ao ar livre do Amazonas. Além desse acervo, é possível encontrar oportunidades para reforço escolar, exposições, eventos e competições de talentos. O que não faltam são possibilidades.
“Estamos muito felizes em proporcionar esse diferencial para o povo de Presidente Figueiredo. Um local que era ocupado de forma incorreta, hoje se dá espaço para que crianças, jovens e famílias possam transitar com segurança e aproveitar cada uma das nossas ações. São dezenas de pessoas impactadas”, disse Amador.
Para conhecer mais sobre o projeto:
Instagram: @centro_culturalzeamador
Endereço: Av: Massaranduba, sn – Centro, Presidente Figueiredo.
Contato: 92 98467-9147
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Presidente Figueiredo