Artesão parintinense já produziu peças para Joelma, Alexandre Nero e integrantes da banda Guns N’ Roses
Por Carlos Alexandre |
Fotos: Acervo pessoal de Railson |
O jovem Railson Santos é um dos trabalhadores da arte que constrói sua trajetória a partir das peças que cria e comercializa em Parintins, no Amazonas, para outros estados e até para outros países. O artesão, acadêmico do curso de administração, começou a se profissionalizar nesse tipo de produção a partir de 2019 quando sentiu-se preparado e com uma carga de experiência que lhe deu segurança para ocupar seu espaço numa profissão tão concorrida.
Apaixonado pelo seu trabalho, antenado e atualizado nos materiais necessários para confeccionar colares, cocares entre outros artigos que fazem parte da carta de produtos do trabalhador.
Railson vive exclusivamente das vendas das diversas produções entre roupas e acessórios. “Já tive oportunidade de produzir peças para diversos lugares do Brasil e também para outros países. Já produzir peças exclusivas para artistas e coincidentemente já teve famosos que usaram minhas peças. Posso citar nomes como de Joelma, Alexandre Nero e até a banda Guns N’ Roses”, conta ele.
Suas produções são comercializadas o ano inteiro, mas o período de muitas vendas é durante a festa do bois Caprichoso e Garantido. “Trabalho o ano inteiro na criação de peças para crianças e adultos, de uma maneira mais expressiva no período do Festival Folclórico de Parintins”, assegura.
A vida de Railson na arte começou com desenho, pintura e dança, mas até então ele tratava como hobby e distração. Como artesão, criador e designer de peças exclusivas ele se cobra bastante para manter o nível de qualidade de seus produtos. “Nunca gostei de fazer repetidas coisas, estava sempre mudando, dessa maneira conseguir aprender muito sobre muitas coisas”, conta.
A cantora Joelma que já usou várias vezes as peças do artista chegou a gravar um vídeo para agradecer ao trabalho de Railson.