Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Atividades com pescadores promove a retirada de material irregular em rios de Ji-Paraná

Por Redação |
Foto: Márcia Gomes de Oliveira/Divulgação |

Com o objetivo de fomentar a conscientização ambiental por meio de orientação e instrução direcionada à comunidade e aos pescadores, o Governo de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), promover ao longo desta semana uma ação de destaque nas margens dos rios em Ji-Paraná.

A ação tem como propósito a remoção de redes de tamanho impróprio ou instaladas em locais proibidos, conforme a legislação em vigor. Essa missão é conduzida pelo Escritório Regional de Gestão Ambiental – Erga de Ji-Paraná, em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental – BPA, e abrange os rios em Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Ji-Paraná.

Ao longo do percurso, foi possível verificar as condições de conservação das margens dos rios e realizar a limpeza, retirando resíduos descartados de forma irregular, os quais levariam anos para se decompor dentro dos rios ou em suas margens. Esse trabalho se mostra essencial para a conservação das espécies e para toda a fauna aquática local.

A agente de Proteção Ambiental, Márcia Gomes de Oliveira, destacou a importância da ação. “A atividade em questão é de extrema importância, pois redes de pesca com malhas muito pequenas, por exemplo, capturar peixes que ainda não atingiram a idade reprodutiva. Retirar do rio um peixe que ainda não se reproduziu implica na remoção de todo o material genético aquele indivíduo, calorosamente, assim, a diversidade biológica do local”, disse a agente.

#JiParaná #Limpeza #Ação #Rios #MeioAmbiente

Oferecimento:
Últimas notícias em Meio Ambiente