Autazes intensifica combate às queimadas com ações preventivas e monitoramento por satélite
Por Erick Sebastião*|
Fotos: Divulgação |
Conforme o Decreto n.º 49.764, de 05 de julho de 2024, imposto pelo Governo Estadual do Amazonas, quaisquer focos de queimadas seguem proibidos no Estado inteiro até Janeiro de 2025, como forma de amenizar as consequências do Verão e da Seca.
Em Autazes, o decreto também segue em andamento, fortalecido pela união da Secretaria do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, Secretaria de Saúde e outros órgãos que compõem o GGI (Gabinete de Gestão Integrada), que visa combater as queimadas.
Segundo Elaine Galvão, representante da Secretaria do Meio Ambiente, os focos de incêndio, chamados de “Evento de Fogo”, são monitorados por satélite a partir do site “NASA FIRMS”, no qual o grupo GGI é acionado e movimentado para o combate.
Felizmente, os dados afirmam que até o momento, Autazes encontra-se em uma situação bem melhor em comparação com o ano passado, tudo graças às iniciativas, palestras e ações preventivas realizadas desde junho pela SEMMAM no município inteiro.
“Ainda assim, fica o nosso apelo à população, estamos em um período muito quente e seco, no qual uma simples ação de queima irresponsável pode gerar um grande incêndio”, concluiu Elaine Galvão.
As queimadas geram ainda diversos problemas de saúde, a partir da poluição do ar ou do contato direto com o fogo, por isso, é importante manter todas as atividades do tipo suspensas.
Vale ressaltar, que acima de tudo, a queima é crime e pode resultar em multas a partir de R$ 5.000,00 reais, por isso, em caso de emergência ou denuncia contate a Secretaria do Meio Ambiente: 99182-5626.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Autazes