Autazes mantém a tradição de ornamentar tapetes para a celebração de Corpus Christi
Por Erick Sebastião* |
Fotos: Divulgação Pascom Autazes |
Na quinta-Feira (08), a igreja católica celebra uma das datas mais queridas e com uma das tradições mais belas de todas, o Corpus Christi.
Criada em 1264 pelo Papa Urbano IV, essa festividade possui a finalidade principal de celebrar o mistério do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo presente na Hóstia Consagrada, no qual geralmente durante esse dia é levada em procissão pelas cidades, bairros ou ruas em sinal de respeito e em memória do Senhor.
A procissão tradicional também faz memória da caminhada do povo Hebreu pelo Deserto e da chegada de Jesus em Jerusalém, dessa forma, assim como os ramos que foram colocados no caminho em homenagem à Jesus, a igreja católica também organiza uma espécie de tapete feito de serragens, pó, areia, flores, borra de café entre outros materiais que formam lindas imagens no chão por onde a Hóstia Consagrada juntamente do povo irá passar.
Em Autazes, a Paróquia de São Joaquim e Sant’Ana, também se programou para realizar essa celebração da melhor maneira possível, já preparando a sua tradicional procissão que contará inclusive com o tapete que será produzido pelo grupo de jovens da paróquia.
A procissão terá início às 17h na comunidade de São Sebastião, localizada no bairro Cidade Nova I, e seguirá até a Matriz da cidade, passando antes por cima do tapete que estará enfeitando a frente da mesma e, por fim, tendo continuidade com a celebração de Corpus Christi dentro da igreja.
Os paroquianos e comunitários também se preparam e aguardam ansiosamente por essa celebração, como é o caso da jovem Cleisiane Souza, que atua como coordenadora diocesana da pastoral da juventude em Autazes e faz parte do grupo que ajuda na ornamentação dos tapetes de Corpus Christi desde 2019.
Em entrevista exclusiva ao Portal No Ar ela disse estar muito empolgada para a ornamentação desse ano, no qual relatou também, um pouco de seus sentimentos e expectativas para a celebração.
“Para mim é algo muito importante fazer parte dessa celebração, desse ato memorial e de principalmente organizar e enfeitar o caminho pelo qual o corpo Eucarístico de Jesus irá passar. Dessa forma esperamos que essa tradição do tapete, que inclusive é tão antiga, juntamente da celebração venha ser realizada da melhor maneira possível e que Jesus venha tocar cada vez mais em nossos corações e aumentar a nossa fé, principalmente a da juventude”.
A ornamentação dos tapetes teve início pela parte da madrugada, no qual os jovens colocarão toda a sua criatividade para produzi-lo, enfeitando-o e pintando-o com vários símbolos, imagens e itens que representam a Fé Cristã.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes.