Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Batalha de Arikas: um movimento de resistência do Hip Hop em Ariquemes

Por Mayssa Ludmilla* |
Fotos: Mayssa Ludmilla |

A Batalha de Arikas, criada em 2016 sob outra identidade e com diferentes organizadores, percorreu um longo e difícil caminho até se tornar o que é hoje. Com o tempo, o evento foi perdendo força e essência, até que, em 2023, um grupo de apaixonados pelo hip hop decidiu reavivar a chama da batalha de rimas e trouxe de volta o movimento para a cidade de Ariquemes.

À frente dessa retomada está Luan Pedro Moreira Heller, um jovem de  20 anos que, desde 9 de fevereiro deste ano, assumiu a responsabilidade de liderar a batalha. Ele compartilha sua motivação para manter o movimento vivo na cidade.

“Nossa motivação é porque se em outras cidades há movimento e uma grande quantidade de pessoas que batalham e que comparecem, aqui a gente também pode ter. E a gente não desiste porque é um sonho nosso de muito tempo”, afirma.

As batalhas de rima acontecem todas às terças-feiras, às 19h30, na pista de skate, localizada na Avenida Tancredo Neves – St. Institucional. Além disso, em todo último sábado do mês, eles marcam presença no Slam na Praça, evento organizado por Negra Mari e Jheff Soares, que acontece na Praça da Bíblia, das 19h às 21h, localizada na Áreas Especiais, nº 02, bairro Centro. O movimento cresce a cada dia, graças ao apoio do público e ao esforço dos organizadores.

Disputa estadual

Em uma disputa recente, oito MCs subiram ao palco, e entre eles, Luanzinho MC e Psai se destacaram como vencedores, garantindo suas vagas para representar Ariquemes no estadual em Porto Velho, marcado para o dia 20 de outubro.

“Sobre o estadual, não digo que estou ansioso para não transparecer porque é algo que eu sonho desde criança. Eu sei que sou um MC qualificado e preparado para isso”, comenta Luanzinho MC.

Para Welington Leocádio, de 20 anos, conhecido nas rodas de rima como Psai, a jornada é diferente. Após um período afastado, ele encontrou nas vitórias recentes a motivação para voltar a treinar com afinco.

“Estou voltando aos treinos para dar o meu melhor lá. Acho que temos muitas pérolas aqui em Ariquemes, então enfrentar os outros participantes pra mim é mais que uma preparação para o estadual”, explica Psai.

Em seu freestyle, Psai sentiu que estava rimando não só por si, mas por todos que compartilham da paixão pela arte e pelos sonhos que ela alimenta. Ele mencionou a falta de seu irmão de batalha, Mercy, que não pôde comparecer à disputa.

Luan Pedro encerra com uma mensagem poderosa para os jovens MCs que estão começando. “É só não desistir do seu sonho, focar, porque só você pode fazer a sua carreira e pode chegar onde quiser. Basta esforço e dedicação”, declara.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes

#cultura #batalhadearikas #hiphop #ariquemes #rondonia

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura