Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Casal transforma madeira e linha em arte no município de Manaquiri

Por Maria Lucila |
Fotos: Arquivo Pessoal|

O casal Jamilya Diniz da Silva, 46 anos, e Raniere Buriti da Silva, 42 anos, tem encantado o município de Manaquiri com suas peças artesanais em pirografia, pintura e crochê. Com mais de 250 peças vendidas, eles se destacam na cultura local e já representaram o município em diversos eventos de exposições em Boa Vista, Manaus (Miraflores), Bazar Manaquiri e projetos contemplados pelas leis Paulo Gustavo e Plano Nacional Aldir Blanc.

Natural de Manaus, Jamilya teve seu primeiro contato com o artesanato ainda na infância, influenciada por sua mãe, que era costureira e confeiteira. Aos 12 anos, aprendeu a fazer crochê com a mãe e, posteriormente, começou a pintar, descobrindo seu talento e vocação para as artes.

“Para mim, o artesanato é uma expressão artística, onde você pode colocar em uma peça a sua personalidade”, afirma Jamilya.

Já Raniere é natural de Roraima, e também teve seu primeiro contato com o artesanato quando era criança, por influência de seu tio, que era marceneiro. Ele começou a ajudar o tio e logo se apaixonou pela arte de criar peças em madeira.

Pirografia

Raniere Buriti é o responsável por esculpir, desenhar, cortar e lixar cada peça em madeira, que é comprada sob encomenda. Em seguida, Jamilya entra em ação, aplicando os desenhos em pirografia. O processo é finalizado por Raniere, que faz o acabamento com selador e verniz.

“Ele faz pequenos móveis também, como prateleiras, mesas, cantoneiras, armários, casas e camas de pets. O cliente chega com a ideia e ele tenta realizá-la”, explica Jamilya.

Além das peças em pirografia, o casal também confecciona peças em crochê, como colchas de cama, guardanapos e toalhas de banho, além de pequenas peças pintadas e vasos.

Planos 

Jamilya revela o desejo de expandir a exposição de seus produtos para outros municípios e formalizar a associação de artesãos de Manaquiri, incentivando outros artistas e valorizando o trabalho artesanal.

“Com a associação, os artesãos podem produzir produtos de qualidade por meio de cursos profissionalizantes e aprender a empreender”, destaca Jamilya.

A criação da associação também possibilitaria a organização de feiras e eventos artesanais, onde os artistas locais poderiam expor e comercializar seus produtos, fortalecendo a economia criativa do município.

Para conhecer e adquirir as peças artesanais do casal, você pode entrar em contato através do Instagram: @raniere_jamilya.artes

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri

#biografia #artesanato #manaquiri #pirografia

Oferecimento:
Últimas notícias em Biografia