
Catedral Nossa Senhora da Glória guarda histórias e é um importante ponto turístico para Cruzeiro do Sul
Por Eduarda Almeida*|
Fotos: Reprodução/internet|
Um espaço de fé e ponto turístico da região. Quem visita Cruzeiro do Sul, se depara com a Catedral Nossa Senhora da Glória, uma das construções mais belas e singulares da região.
Situada na rua Rui Barbosa, no centro do município, o projeto da Catedral foi feito pelo arquiteto Jorge Rugardo Bercht e suas obras começaram em 15 de agosto de 1957. A primeira missa na atual Catedral ocorreu em 15 de novembro de 1965, celebrada pelo padre Dom Henrique Ruth.
A parte superior octogonal da igreja tem um formato muito observado por quem mora e por quem está de passagem. A estrutura da cobertura foi montada no chão e depois erguida gradualmente à medida em que as paredes subiam. Outra característica marcante é a pintura de Nossa Senhora do Apocalipse.
Histórias da Catedral
O sino da catedral tem uma história muito importante. Ele é o mesmo da antiga Igreja Matriz, que foi demolido. Ele foi doado por J. M. Ruela e consagrado em 2 de março de 1947, quando tocou pontualmente às 6 horas, ao meio-dia e às 18 horas por mais de 60 anos.
O famoso Novenário é outra tradição religiosa que marca a cidade de Cruzeiro do Sul. A primeira edição teria ocorrido em 1915 e hoje, milhares de fiéis se reúnem no dia 15 de agosto para celebrar a segunda maior festa religiosa da Região Norte.
*Do Jovens Comunicadores de Cruzeiro do Sul
Oferecimento:

