Ciranda Império homenageia município de Coari no 66º Festival Folclórico do Amazonas
Da Redação* |
Fotos: Roberto Carlos Secom e David Martins/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa|
Ao defender as cores amarelo, dourado e preto, simbolizando a Festa da Banana, o Grupo de Dança Regional Império da Compensa apresentou a temática “Coari Coaya Cory”, e levou à arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia itens de destaque que se fazem presentes em todas as cirandas. A apresentação foi a primeira da Categoria Ouro do 66º Festival Folclórico do Amazonas.
Clemilson Gomes, 45 anos, fundador e presidente da Ciranda Império há 28 anos, explicou que a apresentação deste ano focou em representar a cidade de Coari.
“Faço ciranda por paixão e por ser folclorista. Este ano trouxemos pessoas de Coari para a apresentação. Em 2022 subimos da categoria bronze para prata e no ano passado conquistamos o ouro, foi uma crescente”, destaca.
A homenagem a Coari chamou a atenção de moradores do município. Elivandro Picon, natural de Coari, 42 anos, pesquisador e psicopedagogo, esteve pela primeira vez em Manaus para conhecer o Festival Folclórico do Amazonas e ver a homenagem à sua cidade.
“Conheci o Festival através da Ciranda Império. Vi um post deles no Instagram falando sobre Coari e decidi vir a Manaus para prestigiá-los”, conta Evandro. “Estive no ensaio deles na Compensa e fiquei surpreso. Estavam ensaiando na rua, com muita gente ao redor. Foi bonito de ver, sentir esse calor humano do povo daqui, fazendo arte na beira da rua”, relembra Elivandro.
Ele também expressa a felicidade em acompanhar a evolução do grupo. “Vi como algo que começou na rua e se transformou nesse espetáculo marcante, se apresentando nessa arena grandiosa. Prestigiei um show emocionante, teve muita coisa linda”, disse o coariense.
O repertório das cirandas sempre incluiu músicas temáticas de cada grupo que cativam o público. No caso da Império, pode-se citar “Império Tema”, “Império Concert” e “Império Porta-Cores”. A ciranda também incluiu em sua apresentação a interpretação da música “Nossa Senhora” pelo apresentador oficial da Ciranda Império deste ano, Victor Schaefer.
História
O Grupo de Dança Regional Império da Compensa ingressou no Festival Folclórico do Amazonas em meados dos anos 2000, representando o amor, o jeito, o gingado e a garra dos cirandeiros.
O grupo representa uma forte tradição do Amazonas: as cirandas, que são uma das modalidades de dança folclórica mais esperadas e celebradas durante o Festival Folclórico do Amazonas.
Este ano, além da Império, concorrem ao título de campeã as cirandas Rosas de Ouro, Do Binha, Imperatriz, Da Visconde, Força Jovem, Independente do Coroado, Princesinha da Vila, Sensação da Raiz e Maravilha.
*Com informações da imprensa