Colégio Tiradentes IV: um exemplo de educação inclusiva em Ji-Paraná
Por Izabelly Keityane|
Foto: Izabelly Keityane |
A educação inclusiva é um compromisso inalienável, assegurando uma qualidade de ensino que reconhece e respeita a diversidade de cada aluno, considerando suas habilidades e necessidades individuais. Nesse contexto, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV surge como um exemplo a ser seguido, demonstrando um comprometimento genuíno com a educação inclusiva. Com cerca de 29 alunos com necessidades especiais, essa instituição de ensino recebeu recentemente um merecido reconhecimento na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia por seu compromisso inequívoco com o bem-estar e o progresso de seus alunos.
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV conquistou a admiração de pais e responsáveis por sua dedicação e cuidado exemplares com os estudantes. Uma mãe de uma aluna atendida pela escola expressou seu apreço ao dizer: “O Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV é verdadeiramente inclusivo, acolhendo todas as pessoas com deficiência. Seu objetivo é a inclusão de todos, e minha filha, mesmo antes de se matricular, já tinha alguém esperando por ela.”
O sucesso do Colégio Tiradentes da Polícia Militar IV reside em seu compromisso com a educação inclusiva. Com uma equipe de 12 profissionais liderados pela professora Maria Fátima Oliveira, os cuidadores fazem um trabalho rotativo para garantir que todos os alunos recebam a atenção necessária. Além disso, a escola dispõe de duas salas de recursos equipadas com materiais adequados, brinquedos, notebooks e uma TV, proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante para os alunos.
A professora Maria Fátima Oliveira compartilhou mais detalhes sobre o atendimento oferecido na escola: “Atendemos alunos com diversas necessidades, como síndrome de Down, surdez, baixa visão, síndromes, cadeirantes, autistas, entre outros. Eles permanecem na sala de aula regular e recebem apoio na sala de recursos em horários alternados, dedicando de uma a duas horas uma ou duas vezes por semana. O Colégio conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, orientadores, supervisores, diretores, professores e pais, trabalhando em conjunto para encontrar o melhor caminho de desenvolvimento para cada aluno. Uma das maiores dificuldades que enfrentamos é a falta de formação adequada dos professores em sala de aula para atender às necessidades específicas dos alunos.”
Fátima ressaltou a importância dos esforços contínuos na promoção da educação inclusiva e mencionou que o Estado oferece uma variedade de cursos de capacitação para os professores da sala de recursos, abrangendo temas como língua de sinais brasileira (Libras), braille, linguagem comportamental e muito mais. No entanto, ela enfatizou que ainda há um longo caminho a percorrer para atender plenamente todas as necessidades dos alunos com deficiência e garantir que a educação inclusiva seja uma realidade em todas as escolas.
*Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná