Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Atleta do Jiu-Jitsu de Autazes é destaque na categoria aos 22 anos

Por: Sara Souza/Equipe No Ar |
Foto: Divulgação |

Nascida e criada em Autazes, a atleta Joana Quintelo, 22, acumula medalhas , troféus e muita história no jiu-jitsu. Quem vê suas conquistas, não imagina a luta, esforço e dedicação diária que é para chegar a ser um dos nomes conhecidos na  ‘arte suave’. “A minha infância não teve uma base sólida tendo em vista meus pais separados e eu tive que me virar muito cedo pela ausência de estabilidade familiar” comentou a esportista  que conheceu o jiu-jitsu aos 14 anos de idade.

Antes de se encantar pelo esporte, Joana tinha outros planos de carreira, mas isso mudou quando ela viu que no esporte uma oportunidade e uma perspectiva de vida diferente do que ela conhecia. “Sempre sonhei em ser policial, ter uma farda e tudo que a carreira proporciona. Mas acabou que nesse período conheci o  jiu-jitsu aos 14 anos através de um projeto que tinha em Autazes e isso chamou minha atenção” ,comentou ela.

A campeã brasileira tem uma conexão muito grande com o esporte e trabalhou sua inteligência emocional para lidar com o machismo e com as críticas de quem dizia que esta atividade é somente para homens. “Coloquei na cabeça que se não fosse pelo talento seria pela garra que iria ter sucesso na carreira”, disse Joana.

Após 4 meses de treinos intensos, Joana participou da primeira competição e a partir deste momento oportunidades começaram a surgir. Um tempo depois a atleta se mudou para Manaus e aos 17 anos conseguiu apoio financeiro para chegar em Roraima, onde conquistou muitos dos seus títulos e solidificou mais a carreira.

Atualmente, Joana Quintelo acumula títulos, medalhas e cinturões. Em números, Joana foi 4x campeã brasileira, 1x campeã sul-americana, 1x campeã pan-americano e também top 1º no ranking 2021. 

Mesmo com tantas conquistas, o brilho nos olhos por este esporte que se tornou profissão não cessa, tanto que a atleta atua também como professora em uma academia na cidade do Rio de Janeiro, onde mora atualmente com sua família. “No futuro com certeza estarei ministrando aulas fora do Brasil e formando futuras campeãs mundiais”, concluiu a atleta. 

Oferecimento:
Últimas notícias em Esportes