Comunidades rurais de Manacapuru receberão mutirão de serviços para o produtor rural
Da Redação*
Fotos: Divulgação/Idam
A partir desta terça-feira (05/03) até a próxima quinta-feira (07/03), comunidades rurais de Manacapuru receberão um mutirão itinerante de regularização de documentos relacionados ao produtor rural. Também estão previstas visitas técnicas a propriedades rurais do município.
A expectativa é que, durante a ação, até 180 famílias de cinco comunidades sejam beneficiadas com os serviços.
A ação será realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e percorrerá as comunidades Vila do Ema, Nossa Senhora do Carmo, Vila do Cuma, Santo Antônio e Quitanga, com serviços de emissão e renovação de Cartões do Produtor Primário (CPP) e Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF).
“Em relação às visitas técnicas, elas ocorrerão para a coleta de coordenadas geográficas e registros fotográficos para a obtenção de informações sobre as atividades desempenhadas pelos trabalhadores na região”, disse o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Manacapuru, Amarildo Oliveira.
Oliveira destacou que durante a ação haverá, ainda, uma reunião com pescadores artesanais e, também, uma palestra sobre o acesso ao crédito rural, que será ministrada por técnicos da UnLoc. “O objetivo é preparar as comunidades para darmos continuidade aos projetos de crédito rural, pró-mecanização e pró-calcário”, destacou.
As comunidades nas quais será realizada a ação são destaques no cultivo de mandioca e a UnLoc Idam tem como proposta impulsionar a cultura na região, com o plantio de até 140 hectares de mandioca, em cada uma dessas localidades. “Por isso, a importância das visitas técnicas às propriedades”, concluiu o gerente.
*Com informações da assessoria