Conheça a assistente social Luciana da Silva, natural da comunidade do Alto Rio, no Rio Preto da Eva
Por: Iasmim de Moraes Tavares | Foto: Arquivo pessoal
A assistente social Luciana Santos da Silva, de 42 anos, é natural da comunidade do Alto Rio, no município de Rio Preto da Eva. Ela ficou na cidade até os nove anos de idade, quando se mudou para Manaus.
Lá passou a trabalhar como babá e estudar sendo motivada por sua patroa. Alguns anos passaram e ela retornou para a cidade de Rio Preto, indo para o interior trabalhar na roça e nas plantações. Aos 16 anos, voltou a trabalhar em casa de famílias para conseguir uma renda extra.
Com 18 anos teve seu primeiro filho. Como não queria parar de estudar, completou o Ensino Médio aos 25 anos. Mas ela não parou de buscar uma vida melhor então, mesmo com quatro filhos, ela passou a fazer faculdade de assistência social. Sendo ajudada por auxílios e trabalhando como serviço gerais, conseguiu terminar a faculdade com muito custo.
“Muitas vezes fui para a faculdade sem comer nem beber nada para que meus filhos tivessem algo para se alimentar”, revela.
Em 2014, ela terminou a faculdade, fez uma grande comemoração e fez um agradecimento. “Só tinha uma pessoa que agradeci além dos meus filhos, foi a Deus, sem ele não somos nada”. Hoje ela atua na sua área, tem cinco filhos crescidos, é casada e faz o possível para ajudar as pessoas como assistente social.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Rio Preto da Eva