Conheça a Associação Mãos Solidárias, um projeto social e educativo em Itacoatiara
- Por Jasmin Viana Alves*
Foto: Reprodução/ Facebook
A Associação Mãos Solidárias, situada na Rua Parintins, no bairro São Cristóvão, é um projeto social sem fins lucrativos de Itacoatiara, que visa oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento a pessoas de todas as idades em situação de vulnerabilidade, por meio de cursos e oficinas, desde o ano de 2013.
Com uma variedade de oficinas à comunidade itacoatiarense, que abrangem atividades como jiu-jitsu, futebol, dança contemporânea, teclado, flauta e violão, a Associação também se envolve em eventos governamentais, como a distribuição de peixes na Semana Santa, e organiza eventos como a Mostra de Danças Artísticas e Culturais (MODARC), que reúne grupos de dança de diferentes estilos, tanto locais quanto de outros municípios.
História da criação
A história da Associação Mãos Solidárias remonta ao padre Miguel, que tinha o sonho de realizar um projeto social. O padre faleceu em um acidente de carro antes de concretizar o sonho. Um vereador do município que trabalhava com o padre Miguel na prelazia, decidiu dar continuidade ao projeto em sua memória.
Inicialmente, a Associação começou em um local alugado no bairro Mutirão. Posteriormente, mudaram-se para a Rua Mario Andreazza, onde ficaram por um ano antes de conseguirem o local atual, na Rua Parintins. O espaço atual passou por reformas para se adequar às necessidades da Associação.
Elciane Monteiro, que assumiu o cargo de coordenadora da Associação Mãos Solidárias em 2021, explica que o espaço foi projetado para lembrar uma casa, com o intuito de proporcionar aos participantes e visitantes um ambiente acolhedor e agradável
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: @maossolidarias_itacoatiara
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara