Conheça a história da APAE em Autazes
Por Erick Sebastião* |
Fotos: Erick Sebastião |
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é um órgão de assistência social e educacional muito importante para a sociedade. É por meio dela que as pessoas encontram um caminho para seguir, visto que a mesma funciona principalmente como uma guia, mostrando um futuro melhor para diversos estudantes nas mais variadas situações ao redor do mundo.
Infelizmente, no dia a dia, mesmo com a ajuda desses órgãos tão importantes, muitas coisas ainda precisam ser ajustadas, principalmente quando se trata do apoio e da atenção aos cidadãos mais vulneráveis e que possuam alguma deficiência física, o que exige uma atenção e adaptação maior das escolas e órgãos semelhantes.
Em Autazes, felizmente, uma instituição se destaca, principalmente pelo fato de dedicar à essas pessoas, uma educação diferenciada adaptada para atender às suas demandas, cuidando e desenvolvendo as crianças, jovens e adultos que possuam alguma deficiência fisiológica e múltipla.
Legalizada em 1997, a APAE Autazes se destaca por ser a primeira e, até o momento, única instituição de ensino voltada para a defesa do direito da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, a mesma faz acolhimento, educação de jovens e adultos excepcionais no município. Segundo a Diretora atual da APAE, Ana Regina Guedes Cruz, o objetivo principal da instituição é a de atuar na inclusão e orientação dos cidadãos mais “limitados” tanto fisicamente como intelectualmente, recebendo pessoas de todas as idades a partir dos 6 anos.
Ainda segundo Ana, a instituição, que inclusive é independente, apesar da bela missão que realiza, enfrenta muitas dificuldades principalmente para se manter, fazendo isso por meio de doações que recebem, pequenos eventos que realizam e principalmente, a partir da ajuda constante que recebem da Prefeitura Municipal, no qual disponibiliza transporte especial para os estudantes, merenda escolar e profissionais da educação que se dedicam a cuidar especialmente de cada um dos 89 alunos que frequentam a instituição tanto no período matutino quanto vespertino.
“Aqui na instituição, nós oferecemos uma educação especial para os alunos, funcionando como uma espécie de reforço para as Escolas. As atividades se iniciam às 07h da manhã, com a turma de crianças mais jovens, pausando as atividades às 11h e seguindo das 13h às 17h com a turma vespertina, onde ficam os alunos mais velhos. Os professores e educadores da instituição evitam também o acúmulo de aulas teóricas, realizando apenas 2:30h de aula em sala, sendo realizado no resto do dia atividades extra classes como: atividades físicas, fisioterapias, passeios, entre outras; que instigam a coordenação motora dos alunos”, ressaltou a diretora.
Em relação à instituição APAE, disse ainda: “Para nós, é uma alegria e realização muito grande realizar essa atividade de acolhimento e cuidado com as pessoas mais limitadas fisicamente, principalmente as crianças, mostrar para elas que mesmo em meio às dificuldades físicas eles ainda possuem muitas qualidades e que podem ser quem quiserem ser, a única limitação é a socialização com o outro. Também tentamos oferecer o nosso melhor para cada uma delas, mostrar que são especiais sim, mas no bom sentido, pois são únicas e belas do seu jeito”, concluiu.
A instituição se localiza na Rua Airton Senna, ao lado da Escola Estadual Raymundo Sá, e se encontra sempre de braços abertos, acolhendo e cuidando sempre mais de crianças, jovens e adultos com especialidades físicas em Autazes.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes.