Conheça a história da empreendedora Jussiara Machado, a menina do abacaxi de Ariquemes
Por Mayssa Ludmila* |
Fotos: Arquivo pessoal |
No cruzamento da avenida Tancredo Neves com a travessa Democratas, uma banca de abacaxis se destaca. Ali, a empreendedora Jussiara Machado Nascimento, mais conhecida como Juh, de 36 anos, transformou sua vida e a de sua família vendendo abacaxis. Mãe de dois filhos, ela encontrou no comércio de abacaxis um propósito e uma paixão que nunca imaginou alcançar.
Nascida e criada em Ariquemes, Jussiara sempre esteve próxima da agricultura. Seu pai, agricultor desde 1998, dedica-se ao cultivo de abacaxis. Há dois anos e oito meses, a empreendedora decidiu seguir os passos do pai e começou a vender abacaxis na cidade.
Inicialmente, a decisão foi impulsionada pela necessidade de uma renda segura e pela falta de oferta de abacaxis de qualidade no mercado local. No entanto, rapidamente, a venda de abacaxis se transformou em algo muito maior.
“Vender abacaxis mudou minha vida de muitas maneiras. Financeiramente, trouxe conforto e segurança para minha família. Posso cuidar do meu filho de 3 anos mais de perto e meu filho de 15 anos trabalha comigo na banca. Isso nos aproximou ainda mais como família”.
A banca de abacaxis se tornou um ponto de referência em Ariquemes. E para ela, ser conhecida como a ‘menina do abacaxi’ é gratificante. “O melhor de tudo é quando um cliente chega na banca e fala: ‘Quero o famoso abacaxi da Juh’. Isso me enche de orgulho. Não é só um abacaxi cortado; é dedicação no que faço”, complementa.
A história de Jussiara é um testemunho de determinação, paixão e amor pela família. Em meio aos desafios, ela encontrou no abacaxi uma forma de sustento e realização pessoal.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes