Conheça a história da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Careiro Castanho
Por Ramilly Ribeiro |
Fotos: Divulgação |
A paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada no município após a transferência da sede do município de Careiro da Várzea para o Careiro Castanho em 1972.
Quando o Careiro Castanho se instalou como município, a prefeitura doou o terreno para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Antes disso, funcionava como capela, porém era vinculado com o Careiro da Várzea, a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, então, em 1981, a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi desmembrada.
Após a escolha do local, convidaram então o irmão Alcides Mazzoldi da congregação dos obalastos de Maria Virgem para visitar a área escolhida, pois era ele quem cuidava da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e foi então, que nessa visita escolheram a padroeira da cidade: Nossa Senhora de Fátima.
Depois da escolha do nome, iniciou-se a construção da primeira capela sendo na época de madeira, o local escolhido é hoje onde está a área descoberta (ao lado do centro paroquial).
Fundação
A paróquia foi instalada em 13 de maio de 1981, como o primeiro pároco da paróquia padre Sérgio Ziratto e também nesse dia foi ordenado o diácono Alcides, que teve como continuidade os seus sucessores. Padre Igínio Mazzuchi, Padre Célio Cardoso, padre Afonso Goniarck e atualmente padre Gilberto Nobre, todos da congregação dos Ablatos de Maria Virgem.
A paróquia Nossa Senhora de Fátima em suas ações pastorais e movimentos desenvolve umas séries de atividades como, por exemplo, a catequese e trabalhos missionários em 23 comunidades.
“Nesses oito anos na qual eu sou pároco da paróquia, fizemos muitas coisas e projetos foram realizados de maneira especial fizemos algumas reformas, reformamos a matriz, demos um novo aspecto uma nova faixada, construímos outras igrejas em alvenaria uma delas foi a igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Sebastião Borges e também ampliamos o nosso centro pastoral”, disse o padre Gilberto.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Careiro