Conheça a história de Dona Pasquinha, uma das moradoras mais antigas de Coari
Por Anthony Lopes*|
Fotos: Anthony Lopes |
Páscoa Alves Rebolças, mais conhecida como Dona Pasquinha, é uma coariense nascida em 05 de janeiro 1935 na comunidade São Luiz do Canaru, às margens do rio Solimões. Ela teve um início de vida marcado por grandes desafios, dentre eles, a perda do pai aos 5 dias de vida e de mãe aos 3 anos. Após essas duas tragédias, foi acolhida por seus tios Rosa e Moisés e levada para a comunidade Paraíso, no rio Castanha, onde permaneceu até os 16 anos.
Com essa mesma idade, Páscoa uniu-se a Antônio José de Souza, com quem construiu uma vida pautada no trabalho árduo na agricultura. Dessa união, nasceram 11 filhos, que por sua vez formaram suas próprias famílias, resultando em 56 netos, 100 bisnetos e 2 tataranetos.
Páscoa se revelou uma mulher extraordinária, desempenhando com excelência os papéis de filha, mãe, avó, bisavó e tataravó. Sua força, persistência e devoção a Deus são admiráveis. Mesmo enfrentando inúmeras dificuldades ao longo da vida, mantendo sempre um sorriso cativante, chega aos 88 anos de vida em 2024.
A história de Dona Pasquinha é um verdadeiro exemplo de luta, coragem e vitória, que certamente inspirará gerações futuras.
*Do Projeto Jovens Comunicadadores de Coari