Conheça a história de Silvia Monteiro, uma das mais habilidosas costureiras de Autazes
Por Erick Sebastião* |
Foto: Erick Sebastião |
Trabalhando com ponto cruz e crochê há mais de 30 anos em Autazes, Silvia Letícia Monteiro se destaca por sua grande habilidade com o artesanato.
De acordo com Silvia, seu dom foi descoberto por um acaso.
“Minha avó era muito habilidosa com o crochê, porém, nenhum dos netos dela herdou essa habilidade e isso era algo que a deixava muito triste”, relata.
Com o falecimento de sua avó, Silvia acabou achando uma de suas revistas de crochê e, após algumas tentativas, conseguiu porduzir todas as peças que ali estavam. Após esse primeiro contato, ela vem aperfeiçoando sua técnica e, atualmente, é uma das melhores artesãs do município de Autazes.
Dentre as peças de crochê produzidas por ela, estão: vestidos de casamento, capas de cama, tapetes, roupas masculinas e femininas e bonequinhos de amigurumi.
Segundo Silvia o seu trabalho de artesã é muito importante e querido, infelizmente, assim como sua avó, ela enfrenta o problema da desvalorização de seu trabalho e teme que nunca consiga repassar para as futuras gerações a arte do crochê.
Atualmente, Silvia tem um ateliê localizado no Centro da Cidade, na rua José Siqueira, onde trabalha praticando aquilo que ela mais admira que é a arte do artesanato.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes.