Conheça a produtora cultural Fada Inad, localizada em Ji-Paraná
Por Juliana Oliveira*
Fotos: Divulgação/Fada Inad
A produtora cultural ‘Fada Inad’, fundada por Daniele Silva, de 36 anos, e Ivan Marinho, de 38 anos, se consolidou como uma referência em Ji-Paraná, ao oferecer experiências lúdicas e educativas para crianças. Com um portfólio que inclui desde espetáculos teatrais a oficinas culturais, a iniciativa se destaca por integrar arte e educação, buscando transformar a vida das crianças através de atividades que estimulam a criatividade e o desenvolvimento infantil.
Fundada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a Fada Inad surgiu da paixão dos idealizadores pelo trabalho com crianças e de uma trajetória na arte e na cultura. Ao se mudarem para Ji-Paraná, em 2015, Daniele e Ivan enfrentaram o desafio de inserir a recriação infantil em um mercado que, até então, se concentrava em entretenimentos tradicionais, como brinquedos infláveis e palhaços.
“Foi difícil no início. Precisamos gerar demanda e mostrar o valor de um trabalho focado na ludicidade e na educação”, relembrou Ivan. Hoje, a Fada Inad é reconhecida em todo o estado, com produções culturais premiadas e um espaço físico dedicado às atividades.
Ivan contou ainda com entusiasmo ao Portal no Ar a origem do nome da empresa, que vem do nome de sua esposa em um jogo de palavras. Ao iniciarem os trabalhos, Daniele era conhecida principalmente como Fada Dani, e invertendo seu nome, batizou a empresa como Fada Inad.
Inspirados pela vivência diária com seus próprios filhos, o casal comentou que “ser pais nos ajuda a compreender melhor as necessidades, os sonhos e as emoções das crianças com quem trabalhamos. É como levar um pedaço do que vivemos em casa para cada projeto que desenvolvemos”, o que fortalece o compromisso da dupla com o trabalho com as crianças.
Com uma equipe de cerca de 15 colaboradores, a produtora cultural oferece oficinas de teatro, contação de histórias e pintura, além de projetos sociais em escolas e comunidades. Um dos marcos da empresa foi a criação do Guirii, Festival Amazônico de Contação de Histórias, um dos maiores eventos de contação de histórias da Amazônia, que na última edição reuniu mais de 368 contadores de histórias de todo o país e alcançou cerca de um grande quantidade de espectadores.
A produtora também busca expandir suas atividades sociais com a abertura de um instituto, o que permitirá captar recursos para oferecer acesso gratuito a crianças em situação de vulnerabilidade. “Queremos que a arte e a educação estejam ao alcance de todos. Nosso objetivo é atender cada vez mais crianças que não têm acesso a esses recursos”, afirmou Daniele.
Com iniciativas que valorizam a infância e a educação, a Fada Inad mantém viva a missão de transformar o futuro das crianças, investindo em ações que promovem o desenvolvimento pessoal e a inclusão social. Para mais informações, entre em contato através do Instagram @fadainad ou telefone 69 9275-8563.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná