Conheça a trajetória da artesã Chaguinha Amorim, moradora de Rorainópolis
Por Adriely Pereira da Silva* | Foto: Arquivo pessoal
Chaguinha Amorim, natural da vila de Entre Rios (RR), iniciou sua trajetória aos 16 anos como dona de casa, sentindo a necessidade de se tornar independente. Em busca de sua identidade, começou a pintar tecidos e, após se tornar mãe, mudou-se para São Luís (RR). Lá, dedicou-se aos estudos e formou-se em pedagogia, dando início a uma carreira como professora.
Aos 27 anos, durante a organização de uma festa, descobriu seu talento para a decoração de eventos infantis. Com criatividade e improviso, começou a oferecer serviços de decoração, ganhando reconhecimento na comunidade.
Apesar das dificuldades da época e da falta de acesso à internet para divulgar seu trabalho, Chaguinha perseverou e sua arte passou a ser reconhecida na cidade onde vive atualmente, Rorainópolis. Com o tempo, diversificou suas criações utilizando materiais como papelão, EVA e garrafas PET. Sua participação na feira de ciências de uma escola resultou em um honroso quarto lugar entre as melhores artesãs da cidade.
Além do artesanato, Chaguinha sempre sonhou em ser professora. Em 2013, tornou-se coordenadora e fez história ao se tornar a primeira gestora do ensino integral na região.
Chaguinha nunca perdeu de vista seu objetivo de ser independente. Atualmente reside em Rorainópolis e está prestes a lançar um novo projeto e realizar sua patente, solidificando ainda mais seu legado como empreendedora e educadora inspiradora.
A história de Chaguinha Amorim é um verdadeiro exemplo de superação e determinação, mostrando que com dedicação e criatividade é possível transformar sonhos em realidade.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Rorainópolis