Conheça a trajetória de Cleyton Sabiá, locutor oficial do Rodeio Autazes Fest
Por: Bruce Andrade |
Foto: Divulgação |
No universo dos rodeios, uma das figuras essenciais é a do locutor, afinal, ele é o personagem que transmite em palavras o que ocorre dentro das arenas. Há 9 anos como locutor de rodeios, Cleyton Sabiá, de 40 anos, vem se destacando ao se apresentar com desenvoltura suficiente para envolver e animar o público presente nas competições.
Apaixonado por rodeios, Cleyton iniciou a carreira na Expoagro de 2013, realizada no município de Iranduba. “No dia em que estava ocorrendo o evento, percebi que não tinha locutor, então eu corri até a mesa de som e pedi pro técnico (de som) liberar o microfone pra mim. Foram 10 dias de festa. Não recebi nenhum cachê, mas para mim, o que importava era que eu estava realizando um sonho”, relembrou.
Após essa primeira experiência, Clayton começou a participar de outros eventos, foi melhorando sua técnica e, atualmente, costuma narrar nas três modalidades de rodeio, como: Três tambores (prova que combina a habilidade atlética do cavalo e do cavaleiro para contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido, no menor tempo possível); Corrida de Cavalos (prova em que dois cavalos disputam corrida em um percurso pré-determinado e quem chegar em primeiro vence); Vaquejada (prova em que dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo, entre duas faixas de cal do parque de vaquejada).
Para dar conta de tantos compromissos ao longo dos eventos de rodeio, o locutor costuma realizar uma preparação especial. “Eu sou muito detalhista com tudo. Estudo bastante sobre os competidores, além de fazer exercícios que possam preservar a minha voz, como também procuro estar em sintonia com outros agentes do evento, desde os organizadores até os vendedores ambulantes que tentam garantir o sustento da família”, ressaltou.
Apesar de ter um estilo próprio de locução, Clayton se inspira em outros grandes nomes da modalidade para poder ir aprimorando sua técnica. Fazem parte do seu círculo de inspirações, os locutores: Piracicabano, Gleydson Rodrigues, Barra Mansa, Big-boy, Claudiney Mathias, dentre outros.
“Eu sempre tento narrar com emoção tanto no rodeio quanto nos três tambores para o povo vê um grande espetáculo e ficar satisfeito. A locução de rodeio é sempre na adrenalina, na pressão. É preciso estar atento a todo momento para não perder nenhum detalhe”, disse.
Rodeio Autazes Fest
Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, o Parque de Exposições Jair de Menezes Tupinambá será o palco principal para a realização da 1ª edição do Rodeio Autazes Fest. Organizado pelo portal BDC Notícias com o apoio da Prefeitura Municipal de Manaus, o evento contará com disputa de rodeio, concurso de rainha, shows musicais e muita diversão para as pessoas de todas as idades.
De acordo com Clayton, segurar a expetativa para a realização do evento tem sido um dos seus principais desafios durante o período pré-evento.
“Eu estou muito ansioso para que o evento ocorra logo. Se Deus quiser vai ser top demais, o povo de Autazes é apaixonado por rodeio. Um evento como esse gera uma economia local onde o comércio e outros serviços ganham e também fomentam o turismo da cidade, além de trazer novos e investimentos para o município”, finalizou.