Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça a trajetória de Delma Marques, educadora de excelência e natural de Itacoatiara

Por Jasmin Viana*|
Fotos: Arquivo pessoal|

 

A professora de Ciências, Biologia e Química, Delma Marques Rocha Coelho, de 35 anos, é um exemplo inspirador de dedicação à educação e ao ensino, em Itacoatiara. Ao longo dos anos, ela construiu uma carreira sólida como professora e está constantemente buscando aprimoramento de suas habilidades.

Toda sua educação básica foi realizada em escolas públicas de Itacoatiara, onde, desde cedo, ela demonstrou uma paixão pelo ensino. Ela concluiu a graduação em Licenciatura em Ciências: Química e Biologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) de Itacoatiara. Atualmente, a educadora está cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiAmb), na turma de Coari.

Inicio da Carreira

A professora iniciou sua carreira na educação básica, em 2017, atuando na rede municipal de ensino. Posteriormente, ela deu aulas em escolas particulares e, em seguida, ingressou na rede estadual, onde está atualmente, como professora de Ciências, Biologia e Química na Escola Estadual José Paulo de Sá, em Nova Olinda do Norte.

Desde criança, Delma soube que queria ser professora e para ela, ensinar é mais do que uma profissão, é uma vocação. “Eu me sinto satisfeita, alegre em estar dando aulas, em poder estar com os alunos e impactando a vida deles de alguma forma”, afirma.

Experiências

Delma tem uma vasta experiência como educadora. Ela já participou de diversos programas educacionais e em todos, se destacou. A educadora foi rresidente do Instituto Iungo, foi supervisora de Pibic em Química na Ufam, ganhou medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências – ONC, foi pesquisadora na Fapeam e do Programa Mulheres na Ciência.

Além de sua atuação em escolas municipais e particulares, ela foi aprovada em um concurso para a rede estadual de ensino, onde tem se destacado como professora de Química. Entre 2020 e 2023, Delma trabalhou na Escola Estadual Mirtes Rosa, onde também estudou, e na Escola Vital de Mendonça, ministrando a Unidade Comum Curricular Projeto de Vida.

Em 2024, ela se mudou para Nova Olinda do Norte, onde atualmente leciona Ciências e Química. Paralelamente, ela cursa o mestrado em Ciências Ambientais pela Ufam, focando sua pesquisa na educação para a redução de riscos e desastres ambientais. A trajetória de Delma Coelho é uma inspiração para todos que sonham em trabalhar com educação. Com dedicação e perseverança, ela continua a trilhar o caminho educacional, buscando novas formas de ensinar e aprender.

#biografia #educação #itacoatiara #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Biografia