Conheça a trajetória de Francisco de Jesus, proprietário de uma fábrica de açaí em Codajás
Por Brenda Souza*
Fotos: Brenda Souza
O engenheiro agrônomo Francisco de Jesus Costa Ferreira, de 64 anos, se deparou com o potencial do açaí, em 1997 e assim decidiu abrir uma fábrica de produção de açaí, anos mais tarde, em 2015. Com determinação e vontade de gerar renda, Francisco viu na produção do fruto uma chance de empreender utilizando um produto da região amazônica.
Ele explica que o processo de produção do açaí em sua fábrica começa com a compra do fruto dos produtores locais. Em seguida, os caroços de melhor qualidade são selecionados, pesados e limpos. “A extração da polpa é feita com cuidado e atenção para garantir a qualidade do produto final. Durante todo o processo, o controle de qualidade é uma prioridade, visando oferecer aos clientes um produto de excelência”, afirmou ele.
A distribuição e logística dos produtos da fábrica, segundo o empresário, são feitas de forma eficiente. “O açaí é exportado em containers frigoríficos a partir de Coari, chegando a Manaus para envio nacional ou seguindo por via marítima até o Sudeste do Brasil”, destacou ainda.
Realizações
Francisco afirma que se sente realizado com suas conquistas. A fábrica trouxe esperança e oportunidades de trabalho para a região, além de elevar o mercado de açaí a um símbolo do município.
Pensando no futuro, Francisco planeja continuar investindo em inovação. Ele pretende construir uma estação portuária para o embarque e desembarque de mercadorias, além de melhorar ainda mais a qualidade do produto através de técnicas inovadoras.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Codajás