Conheça a trajetória de Peter Rogers na defesa dos direitos da pessoa com TEA, em Cruzeiro do Sul
Por Letícia Lima* | Foto: Arquivo pessoal
Natural de Ipixuna (AM), Peter Rogers Nogueira dos Santos, 44 anos, é fundador da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul (APAA/CZS).
A trajetória de Peter na causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) começou em 2015, quando sua filha Ana Lívia recebeu o diagnóstico de TEA. Em busca de melhores condições de tratamento, mudou-se com a família para Cruzeiro do Sul no dia 17 de janeiro de 2016.
No ano seguinte, em 17 de março de 2017, Peter se reuniu com outros 20 pais para fundar a Associação no município. O objetivo da instituição, segundo ele, é defender os direitos das pessoas com TEA, com foco nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Ele foi eleito presidente da associação e segue liderando a luta pelos direitos das pessoas com autismo. Essa atuação é realizada em conjunto com os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal da instituição e da equipe do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA).
Peter é formado em Licenciatura Plena em Pedagogia e possui especializações em Neuropsicopedagogia e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Atualmente, ele é também professor concursado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul e pedagogo pela Secretaria Estadual de Educação em Guajará (AM).