Conheça a trajetória de Ronald Cristhian, jovem percussionista que cria bio instrumentos inspirados na cultura cabocla autazense
Por Erick Sebastião | Foto: Erick Sebastião e arquivo pessoal
Ronald Cristhian Chagas Ribeiro, de 18 anos, é natural de Manaus, mas mora em Autazes, desde 2022. Ele descobriu sua paixão pela percussão ao se juntar a banda de percussão Academia Cisne Negro (ACN).
Inspirado pelo grupo Raizes Caboclas, Ronald começou a confeccionar eco e bio instrumentos para utilizar em apresentações e projetos da banda.
O manauara já criou uma variedade de instrumentos, incluindo agogôs de ouriços de castanha, tambores de tronco de tucumã, ouriços e canos reciclados; bongôs de praia, caxixis, ganzás e berimbaus. “Cada instrumento é único, com sua particularidade e sonoridade”, afirma.
O processo de fabricação começa com pesquisas e rascunhos, conta o jovem. Ronald coleta materiais como troncos caídos, ouriços de castanha, sementes e madeiras. O processo de confecção é artesanal e demorado, envolvendo lixamento, confeccionamento de afinadores e couro animal, tudo em um processo 100% manual.
Para Ronald, a percussão é sentir e se conectar com os instrumentos. “Criar e distribuir instrumentos para as pessoas é agregar à cultura do nosso município”, afirma. “Toda vez que alguém toca com meus instrumentos, sinto uma sensação de missão cumprida.”
O jovem é um exemplo de como a criatividade e a paixão podem transformar a cultura local. Suas principais criações geralmente são disponibilizadas para grupos e movimentos culturais locais, como uma forma de contribuição social. Para mais informações, basta entrar em contato com o jovem pelas suas redes sociais: @ronald_cristhiancr ou celular: 92 8609-5045.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Autazes