Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça a trajetória de Ruth Monteiro, uma das pioneiras do fomento cultural em Maués

Por Keysiane Vitória* |
Foto: Arquivo pessoal de Ruth |

Iniciando sua carreira como bolsista na Instituição IEBEM/PROGENTE e posteriormente sendo contratada pela SEDUC/AM aos 18 anos, Ruth Hatchwell Monteiro, de 60 anos, sempre demonstrou um comprometimento excepcional com a educação e a cultura.

Paralelamente à sua carreira educacional, dedicou-se à área cultural, fundando o Museu de Arqueologia e História de Maués. Este museu se transformou no Centro de Preservação, Conservação da Cultura-Arte e Ciências de Maués (CULTUAM), onde desenvolveu e executou diversos projetos culturais voltados para o município.

Um dos principais projetos exectudaos por Ruth foi o resgate da Cultura do Ritmo Gambá. Além disso, nas horas vagas, ela produzia artesanatos inspirados na cultura do Guaraná, vendendo-os em um dos primeiros pontos comerciais da região, conhecido como a “Casa de Artesanato do Barrô”.

Durante oito anos, atuou no Conselho Nacional de Cultura como titular na Área Fazedora de Cultura, pelo Ministério da Cultura (MinC). Em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação, foi eleita Rainha do Guaraná em 1981 e recebeu o título de Mulher Brilhante na Área Artística Cultural em 2006.

“Hoje em dia, graduada pela UFAM e pós-graduada pela UNIVES/UFAM, estou aposentada e auxilio no empreendimento da minha filha, que é médica veterinária. Dedico meu tempo à família e amigos, ao meu hobby predileto que é academia/musculação, à produção de artesanato e a viajar para conhecer novos lugares e culturas”, ressalta Ruth.

Sua história é um exemplo inspirador de como a dedicação e o amor pela cultura podem transformar uma comunidade, preservando tradições e fomentando o desenvolvimento cultural.

 

*Do projeto Jovens Comunicadores de Maués.

#biografia #educacao #cultura #maues #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Biografia