Conheça Jonatas Cabral, professor Carcará, o nome da capoeira em Cruzeiro do Sul
Por Eduarda Almeida*|
Fotos: Arquivo pessoal|
Jonatas Cabral dos Santos, de 30 anos, conhecido como professor Carcará, iniciou sua jornada na capoeira, em 2007, através do projeto “Clube do Talento” na Escola Luiza Carneiro Dantas, em Rio Branco (AC).
Vindo de uma família humilde e beneficiário do programa Bolsa Família, ele escolheu a capoeira devido à herança cultural de seu pai baiano, apesar do desejo de aprender violão. Com 13 anos, enfrentou desafios devido à sua altura e dificuldades em realizar movimentos complexos, o que o fez treinar intensamente para acompanhar seus colegas.
A paixão de Carcará pela capoeira está na malícia e cadência dos movimentos. Ele acredita que sem a capoeira, os ancestrais brasileiros ainda estariam subjugados, e vê nela uma expressão de alegria, habilidade, e resiliência contra as adversidades. A capoeira é um patrimônio brasileiro e sua roda, um patrimônio imaterial da humanidade.
Professor Carcará utiliza diversas metodologias em seus treinos, adaptando-os conforme o público. Com crianças, aplica uma abordagem lúdica, transformando a prática em uma brincadeira que facilita o aprendizado. Para adolescentes e adultos, o treinamento é mais prático e funcional, respeitando as limitações individuais.
Em 2014, abriu uma nova turma de capoeira no bairro Cidade Nova, onde enfrentou o desafio de ensinar uma criança com dificuldades de controle corporal e espacial. Com dedicação, adaptou a turma para que ela se sentisse acolhida, resultando em uma emocionante graduação no primeiro batizado.
Seu maior sonho é a construção da “Casa da Capoeira” em Cruzeiro do Sul, um grande centro cultural e museu dedicado à capoeira, acessível a todos e com um vasto acervo cultural. Para Carcará, a capoeira é mais do que um esporte; é um meio de promover valores como pacifismo, autocontrole, respeito, responsabilidade, senso de justiça, honestidade e companheirismo, consolidando um verdadeiro sentido de família.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Cruzeiro do Sul