Conheça Marinete Nascimento, que trabalha com artesanato em Autazes há 20 anos
Texto: Sérgio Rodrigues |
Foto: João Matheus |
Marinete Bandeiras de Almeida do Nascimento, de 59 anos, é uma artesã em Autazes que trabalha junto com o marido no centro do município.
Além de produzir bonecas articuladas, tapetes para pets, bijuterias diversas, ela também ajuda o companheiro com o trabalho de pirografia – arte de decorar madeira com material aquecido. O casal trabalha com artesanato há mais de 20 anos em Autazes e está junto há 28.
“Já trabalhamos em Manaus, Manacapuru e Autazes, sempre trabalhando com artesanato. Ficamos em Autazes porque meu marido tem família aqui”, conta Marinete.
Atualmente, Marinete é aposentada, mas afirma que o artesanato é um complemento para renda da família. “Não é sempre que a renda é alta, mas nos ajuda”.
De segunda a sexta-feira, ela fica com o marido em uma das banquinhas produzidas para artesãos do município. “Antes, nós vendíamos na praça, em frente à igreja. O movimento difere a cada dia, mas sempre temos clientes que conferem nosso trabalho”.
Sobre escolher Autazes para morar, Marinete afirma que a tranquilidade a conquistou. “É mais tranquilo para se viver, tem um pouco mais de segurança que Manaus, que anda muito perigosa”, declarou.