Conheça o Anime Fandango, evento geek que acontece anualmente em Ji-Paraná
Por Juliana Oliveira
Fotos: Wellington Zetah e Andre Negrete
O Anime Fandango vem ganhando destaque em Ji-Paraná e região. O evento é idealizado por Emerson Alcides Troni, mais conhecido como Troni, de 33 anos. Ao No Ar, ele explica que a ideia do evento era reunir as pessoas para conversar e se divertir, mas não imaginava que faria tanto sucesso no município.
“O principal impacto é proporcionar um momento de lazer, algo que ajuda as pessoas a se desconectarem do estresse diário”, disse ele. O primeiro encontro aconteceu em setembro de 2022, em forma de um piquenique, e ainda era um evento sem nome. Sobre “Fandango”, ele afirma que foi adotado após lembrar de uma professora que usava a palavra para se referir à bagunça e conversas no fundo da sala de aula.
A primeira edição, que aconteceu sem divulgação online, já atraiu um público interessado, incluindo pessoas vestidas como personagens de cosplay. O sucesso inicial motivou a organização trabalhar em uma segunda edição, maior e com um concurso de cosplay. Desde então, o Anime Fandango tem crescido constantemente.
No entanto, o ano de 2024 trouxe desafios para o Anime Fandango, um evento independente e que não conta com apoio de órgãos públicos. Atualmente, a organização do evento é composta por Troni e outras duas pessoas. Neste ano, o evento aconteceu no dia 26 de junho e contou com atividades variadas, como brincadeiras e torneios de jogos, que atraem até mesmo aqueles que não são fãs de anime.
Impacto a comunidade
O Anime Fandango tem um impacto significativo na comunidade de Ji-Paraná, proporcionando lazer gratuito e acessível a todos. “Por mais simples e pequeno que seja, é nosso”, disse Emerson, destacando que qualquer pessoa pode participar e se divertir.
O Anime Fandango se mantém ativo através de apoiadores e colaboradores locais, como as lojinhas Pixel Jipa, Estylo Geek, Shablaumm Loja Geek, Star Geek, que participaram do último encontro. “É um evento sem fins lucrativos, mantido pelos próprios apoiadores”, reforçou Emerson.
Para aqueles que desejam acompanhar ou participar do Anime Fandango, a organização está disponível no Instagram e em um grupo no WhatsApp. “O evento é sempre aberto e gratuito. Às vezes, fazemos uma rifa para arrecadar fundos para alugar o que precisamos, mas, no geral, é acessível a todos”, concluiu. Para mais informações, siga o Fandango no Instagram @animefandango e participe do grupo no WhatsApp <https://chat.whatsapp.com/F0Q0Dgz1uql505VhmwMDHJ>
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ji-Paraná