Conheça o COFAP, Coletivo de Fotógrafos Amadores e Profissionais de Coari
Por Anthony Lopes* |
Foto: Ruan Carlos e Marcelo Crahan |
O Grupo COFAP consiste no Coletivo de Fotógrafos Amadores Profissionais de Coari. A ideia desse grupo surgiu na segunda turma de Fotografia Digital do CETAM em 2023 e a partir de uma iniciativa do professor e atual mentor do grupo, Dr. Gleilson Medins.
Atualmente, o composto é composta por 14 membros : Amós Silva, Cluis Deblank, Donilson Gusmão, Emy Cunha, Erik Castro, Hilka Kelly, Iranilson Araujo, Kaylanne Moraes, Lucas Lima, Luis Carlos, Marcelo Crahan, Marcos Castro, Nailene Lacerda e Ruan Carlos. Cada um desses fotógrafos se destaca em um gênero específico, trazendo diversidade e criatividade ao grupo.
Para os membros da COFAP, a fotografia vai muito além de uma simples captura de imagem; é considerada uma forma de arte e também uma oportunidade de gerar renda. Quando esses fotógrafos estão atrás das lentes, desperta-se em cada um deles um sentimento indescritível. Ao levantar a câmera, eles se tornam contadores de histórias visuais, buscando transmitir não apenas o que está diante da lente, mas também a essência do momento capturado.
Futuro
A COFAP tem grandes planos para o futuro. Eles pretendem oferecer oficinas de fotografia digital, cursos e exposições para a comunidade. O objetivo é se tornar uma referência na difusão de conteúdo fotográfico informativo, documental e artístico sobre Coari e região. Empregando criatividade e subjetividade em cada registro fotográfico produzido.
A motivação que impulsiona esses fotógrafos vai além das simples fotografias; reflete um compromisso intrínseco com a conservação e exposição da cidade de Coari e toda a região amazônica. Em cada clique, eles buscam transmitir a grandeza da região, desde os aspectos urbanos até os rurais. Cada imagem capturada é mais do que uma representação visual; é um testemunho do compromisso incansável com sua terra e a oportunidade de compartilhar seu trabalho como fotógrafos.
Para Lucas Lima, diretor do grupo COFAP, a fotografia desempenha um papel fundamental na coletividade do grupo. “A importância da fotografia vai além do ato de capturar imagens; ela se estende ao compartilhamento de perspectivas e à comunicação visual do mundo através das lentes dos fotógrafos. Enfrentar a competição acirrada no mundo da fotografia e buscar reconhecimento são desafios constantes para o COFAP. No entanto, superar adversidades faz parte da essência do grupo. Juntos celebramos conquistas coletivas e individuais com o objetivo de criar um legado duradouro”, ressaltou.
Para saber mais sobre o trabalho do COFAP, basta acessar o @cofapcoari.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Coari