Conheça o Jorge Teixeira, o bairro mais populoso da Zona Leste de Manaus
Por: Louise Silva/Equipe No Ar |
Foto: Divulgação |
Localizado na Zona Leste de Manaus, o Jorge Teixeira é o segundo bairro mais populoso da cidade. Composto pelos bairros Cidade de Deus, Distrito Industrial 2, Gilberto Mestrinho e Tancredo Neves. E também por ramificações dos bairros Valparaíso, João Paulo, Bairro Novo, Santa Inês, Brasileirinho, Monte Sião, Coliseu, Cidade Alta e Nova Floresta. Com uma área de aproximadamente 1.557 hectares, o Jorge Teixeira possui aproximadamente 130 mil pessoas morando no local.
Foi criado pelo ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, no dia 14 de março de 1989, com a finalidade de atender às pessoas carentes que não tinham onde morar. O bairro recebeu o nome do coronel Jorge Teixeira, conhecido popularmente como Teixeirão. Conhecido por implantar o plano de desenvolvimento local integrado (PDLI), e fez a obra da Djalma Batista que hoje liga os bairros ao centro da cidade.
Serviços
Atualmente, a área urbana conta com um forte comércio, principalmente na área da feira do produtor. Além de instituições públicas como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades básicas de saúde, creches, escolas, o hospital e pronto socorro Dr.Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, popularmente chamado de Platão Araújo e o Shopping Phelippe Daou.
Transporte
No Jorge Teixeira (JT) as principais empresas de ônibus que circulam pelo bairro são a Global Green e Eucatur Urbano, com as linhas: 062, 064, 065, 096, 676, 677 e 680. Localizado na rua Camapuã, o Terminal 4 (T4) liga diversos bairros ao JT aumentando o fluxo de pessoas. O T4 realiza serviços à população como venda de créditos para o cartão de ônibus, emissão da primeira via do cartão cidadão e desbloqueio de cartão por falta de uso.
Esporte
O campo do Teixeirão, situado na rua 1 do Jorge Teixeira, é o centro de esporte local, onde acontecem projetos sociais como o Talentos da Bola, campeonatos de futebol dos moradores do bairro e o pipa combate.
Lazer
Uma opção de lazer é o Musa, museu vivo, localizado na Av. Margarita número 6305, oferece trilha na floresta, a observação da fauna e flora nativa da Amazônia e a subida à torre da observação, podendo visualizar o nascer e pôr do sol (com agendamento prévio), o lago azul verde, uma reserva ecológica localizada no distrito industrial II.
Culinária
A opção regional para o café da manhã e lanche da tarde está nos lanches ao redor da feira do produtor, com diversas opções de tapiocas, sanduíches e sucos da região Amazônica. A avenida Itaúba é conhecida pela grande variedade na área de alimentação, fazendo pessoas de todas as áreas da cidade se deslocarem para a rua comercial.